MADEIRA Meteorologia

Academia do Bacalhau Mãe comemorou o 57.º aniversário em Joanesburgo

A Academia do Bacalhau Mãe comemorou o 57.º aniversário da sua fundação com um almoço realizado nas instalações do Núcleo de Arte e Cultura, situado em Victoria Street, sul da cidade de Joanesburgo.

Participaram nas comemorações cerca de 100 pessoas, um número reduzido e em que a maioria dos presentes ultrapassou a presença de compadres e comadres, o que constituiu uma deceção.

Esta Academia foi fundada em 1968, em Joanesburgo, por um grupo de quatro amigos que teve como objetivo levar a efeito as comemorações do Dia de Portugal e de incrementar ações de filantropia. A instituição tem norteado desde então a sua atividade segundo tais ditames e vem assistindo financeiramente o lar da terceira idade Rainha Santa Isabel, em Albertskroon, onde reside um número significativo de idosos portugueses.

Para além disso, a Academia substitui o Estado no auxílio a algumas pessoas da comunidade lusa que se encontram em situação de indigência ou doentes, ajudando na aquisição de medicamentos e géneros alimentícios.

A Academia do Bacalhau é hoje uma organização internacional com um historial de união no seio das comunidades portuguesas espalhadas pelos cinco continentes. A primeira Academia criada em Portugal foi na Ilha da Madeira. Presentemente existem 66 Academias do Bacalhau no mundo.

Ao JM, Rogério Nascimento, compadre-presidente revelou que não se recandidata às próximas eleições, alegando fadiga e a dificuldade em conciliar a gestão da Academia com a sua atividade profissional, pesando também o facto de ter visto agravar-se um problema de saúde surgido em consequência de um acidente de mota que sofreu.

“Sei e levo em consideração que a mudança é necessária e será sempre para melhor, e devemos evitar a todo o custo a perda de virtude e do espírito de bem fazer”, disse o dirigente, lamentando depois “que alguns ‘entendidos’ com motivos obscuros, direi mesmo de má-fé, incitem o boicote aos nossos convívios o que é deplorável, esquecendo-se que ao fazê-lo lesam, essencialmente, o Lar Rainha Santa Isabel para onde a maioria dos fundos apurados são canalizados para apoiar e minimizar as dificuldades com que a organização se acareia”.

Mas o compadre-presidente disse que conta com muitos apoios de pessoas não afetas à Academia do Bacalhau e que o fazem por conhecer a natureza e caraterização da nossa missão que é ajudar.

Instado a comentar a possibilidade de a presidência da Academia do Bacalhau Mãe enveredar por uma presidência rotativa, Rogério Nascimento foi perentório na resposta: “Definitivamente, não.“

Em 2023, a Academia do Bacalhau Mãe foi agraciada com a Comenda da Ordem do Mérito aquando da visita de Marcelo Rebelo de Sousa à África do Sul por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas pelo trabalho de solidariedade desenvolvido.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas