MADEIRA Meteorologia

Presidente da República louva inédito quarto lugar de Portugal no Mundial de andebol

Data de publicação
02 Fevereiro 2025
17:29

O Presidente da República enalteceu hoje o histórico quarto lugar da seleção portuguesa no Mundial de andebol, após ter assistido à derrota com a campeã europeia França (35-34), no jogo de atribuição da medalha de bronze, em Oslo.

“Foi um grande jogo. A França é campeã europeia e nós jogámos muito bem, melhor [do que eles] aliás. Depois, por um triz aconteceu [a derrota], mas é espantoso o que esta equipa fez. Foi ganhando e fazendo tombar os gigantes. Só falhou diante da campeã do mundo [Dinamarca, nas meias-finais] e por um triz com a campeã da Europa. É espetacular”, avaliou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à RTP no final da partida.

Na Unity Arena, a seleção portuguesa chegou ao intervalo a perder por 19-17 e, apesar da boa resposta na segunda parte, não conseguiu evitar a derrota por apenas um golo de diferença, desperdiçando uma bola para a igualdade nos últimos segundos.

“Tinham o pavilhão todo com eles. É uma coisa espantosa”, salientou o chefe de Estado, que esteve acompanhado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro na tribuna do recinto.

Instantes depois do apito final, Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se ao terreno de jogo para entregar a placa de melhor jogador da partida ao guarda-redes Gustavo Capdeville, autor de 11 defesas em 35 remates, com 31% de eficácia ao longo de quase 42 minutos.

Apesar da derrota, a equipa das ‘quinas’ terminou num inédito quarto lugar a 29.ª edição do Mundial, cuja final será disputada hoje entre a Dinamarca, que derrotou Portugal nas meias-finais e é tricampeã em título (2019, 2021 e 2023), e a Croácia, vencedora como país independente em 2003.

Os ‘heróis do mar’ alcançaram o melhor resultado de sempre em fases finais de grandes competições internacionais, incluindo em seis participações em Campeonatos do Mundo (1997, 2001, 2003, 2021, 2023 e 2025), ao melhorarem a 10.ª posição de há quatro anos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas