MADEIRA Meteorologia

Marítimo: Assembleia-Geral Extraordinária para venda da SAD agendada para 18 de julho

Raul Caires

Jornalista

Data de publicação
26 Junho 2025
18:51

O Marítimo revelou hoje a ordem de trabalhos da Assembleia-Geral Extraordinária que vai decidir o futuro da SAD, nomeadamente da venda de capital desta Sociedade.

Os sócios vão ser chamados a votar “a transmissão de ações que o Club Sport Marítimo detém na Marítimo da Madeira, Futebol na SAD, representativas de 40% do capital social desta, com a possibilidade, opcional por parte do investidor (adquirente das referidas ações), de adquirir mais 20% do capital social Marítimo da Madeira, Futebol na SAD, mediante o cumprimento de determinados objetivos e verificação de condições”.

Mais, será proposto aos sócios que autorizem “a direção do Club Sport Marítimo a deliberar no sentido de o clube prescindir, a favor do grupo investidor terceiro, do direito de preferência na aquisição de 9% do capital social em posse dos pequenos acionistas.”

Eis o texto da convocatória na íntegra:

CONVOCATÓRIA

Nos termos da Lei e dos Estatutos do Club Sport Marítimo da Madeira, Associação Desportiva de Utilidade Pública, com o Número de Identificação de Pessoa Coletiva cinco, um, um, zero, um, seis, oito, um, seis e sede social à Rua D. Carlos I, número quatorze, na cidade do Funchal, convocam-se todos os associados, para reunir em Assembleia-Geral Extraordinária a realizar-se no próximo dia 18 de Julho de 2025, pelas 18 horas, no Complexo Desportivo do Marítimo, sito à Rua do Campo do Marítimo, freguesia de Santo António, no Concelho do Funchal, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS

Ponto 1) Discutir, deliberar e autorizar a transmissão de ações que o Club Sport Marítimo detém na Marítimo da Madeira, Futebol na SAD, representativas de 40% do capital social desta, com a possibilidade, opcional por parte do investidor (adquirente das referidas ações), de adquirir mais 20% do capital social Marítimo da Madeira, Futebol na SAD, mediante o cumprimento de determinados objetivos e verificação de condições, autorizar a respetiva oneração em nome do Club Sport Marítimo, com ou segundo registo, em acordo parassocial que regule as relações acionistas e de governação da Marítimo da Madeira Futebol SAD.

Ponto 2) Autorizar a direção a outorgar em nome do Club Sport Marítimo um contrato de arrendamento com a Marítimo da Madeira Futebol SAD, referente a todas as infraestruturas e contratação de serviços, indispensáveis à atividade diária desta, durante um período de 10 anos, eventualmente renováveis e, constituir sobre todos os imóveis propriedade do Club Sport Marítimo, ou que este venha a adquirir, ônus de não alienação, que vigore pelo prazo mínimo de 10 anos, automaticamente renováveis em caso de renovação do contrato de arrendamento.

Ponto 3) Autorizar a direção do Club Sport Marítimo a deliberar no sentido de o clube prescindir, a favor do grupo investidor terceiro, do direito de preferência na aquisição de 9% do capital social em posse dos pequenos acionistas.

Ponto 4) Conferir poderes ao Presidente da Direção para, em nome do Club Sport Marítimo, outorgar todos os documentos necessários e promover as alterações estatutárias que se mostrem necessárias à prossecução dos fins identificados nos pontos anteriores.

Nos termos do disposto no artigo 70.º dos Estatutos, informa-se os associados que a Assembleia-Geral pode funcionar em primeira convocação, com a presença de, pelo menos, metade dos seus associados e, em segunda convocatória, com qualquer número de associados presentes.

Caso a Assembleia-Geral não se possa realizar à hora marcada por falta de quórum, fica desde já convocada a Assembleia-Geral para, se foot o caso, reunir em sefunda convocatória, meia hora mais tarde, isto é, pelas 18 horas e 30 minutos, independentemente do número de associados presentes.

Todos os associados e acionistas que desejem exercer o seu voto em consciência poderão para o efeito e por forma a ficarem melhor esclarecidos, consultar nas instalações do Estádio do Marítimo, nas horas de expediente (9:30-13:00 e 15:00-18:00), toda a documentação que é parte integrante do processo de alienação do capital social em posse do Club Sport Marítimo, nos oito dias que precedem a referida Assembleia-Geral.

A participação e o exercício do direito de voto na Assembleia-Geral deverão observar os requisitos estabelecidos na Lei e nos Estatutos.

Funchal, 26 de Junho de 2025

O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral

José Lino Tranquada Gomes

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas