Partiu, ontem, do Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, uma comitiva de 62 aves madeirenses, rumo ao 10.º Campeonato Internacional Exóticos COM - Sado 24, com destino ao Pavilhão Desportivo da Escola Luisa Todi, em Setúbal.
A prova contemplará cerca de 1.500 aves e diversos Juízes Internacionais. Numa disputa de criadores nacionais e internacionais, a Madeira tem a provação de, junto dos seus criadores, renovar a notoriedade que tem alcançado ao longo dos últimos anos. Esta iniciativa, por parte da Associação Ornitológica da Madeira (AOM), vem reforçar a dinâmica desportiva internacional da colectividade.
Em representação da AOM foram as aves de Alexandre Camacho, Carlos Renato Santos, Emanuel Barros, Francisco Andrade, João Fernandes, João Paulo Teixeira, José Baptista, José Aldónio Nóbrega e Tiago Abreu.
João Fernandes, Presidente da direção, refere que, “é mais uma excelente representação regional que parte da Associação Ornitológica da Madeira, e que graças aos excelentes criadores/associados que temos, que continuamente, têm enfrentado todas as dificuldades que a vida insular nos traz, principalmente pelo alto custo das viagens destas aves a concursos em território nacional e além disso”.
O responsável está convicto de que a “representação terá uma palavra a dizer no desenrolar das classificações do Campeonato Internacional, contudo para nós é já uma grande vitória alcançar estes marcos de representatividade, que nos motiva para os grandes desafios que aí vem, como o Campeonato Internacional COM MIBE, que iremos organizar em outubro próximo”.