MADEIRA Meteorologia

Prémio Literário Infantojuvenil Maria Aurora duplicou candidaturas

Data de publicação
06 Fevereiro 2026
17:55

Foram hoje anunciados os vencedores do Prémio Literário Infantojuvenil Maria Aurora, a iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal do Funchal que visa incentivar o gosto pela leitura e pela escrita entre crianças e jovens do concelho.

Homenageando a escritora madeirense Maria Aurora Augusta Figueiredo Carvalho Homem, o concurso é destinado a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, e organiza-se nas modalidades de poesia e prosa.

Na edição deste ano foram registadas 42 candidaturas, número que duplica o da edição anterior. Destas, 32 corresponderam ao género poético e 10 ao narrativo. Nos 2.º e 3.º ciclos deram entrada 30 trabalhos de poesia e seis de prosa, enquanto que no ensino secundário foram submetidas duas candidaturas de poesia e quatro de prosa.

Na categoria de 2.º e 3.º ciclos – Poesia, o primeiro lugar foi atribuído a Matilde Ramos Ribeiro, com o poema ‘Ser jovem na Geração Ponto de Interrogação(?)’, o segundo a Salvador de Albuquerque Coimbra Fernandes, com ‘As horas que não se vendem’, e o terceiro a Rafaela Carolina Dias Rocha, autora de ‘Sem Aplausos’. Em 2.º e 3.º ciclos – Prosa, venceu Ema Beatriz Guimarães Pestana, com ‘Anatoly_Lyde – Cartas do Adeus’, seguindo-se Bianca Pimenta Mantero, com ‘Entre Sombras e Luzes – A Jornada de Clara’, e Eva Vieira, com ‘As Vozes da Maré’.

No ensino secundário – Poesia, o primeiro lugar coube a Ana Catarina Sousa Teixeira, com ‘Que encontrem no criar razões para viver’, e o segundo a Annabella Mercedes Figueira Galicia, com o poema ‘Ícaro’, não tendo sido atribuído terceiro prémio por inexistência de mais candidaturas. Já no ensino secundário – Prosa, o primeiro lugar foi para Mateus Paulo Spínola Gouveia, com ‘Quando a ilha nos chama’, o segundo para Inês Francisca Silva de Nóbrega, com ‘Caliandra – A lenda de Laiá’, e o terceiro para Maria Leonor Pereira Freitas, com ‘Dois Fantasmas em Submersão’. O júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa a Rodrigo André Morna Ramos, no género poético, pela sua “notável capacidade de expressar sentimentos profundos e universais através da escrita”.

Entre os alunos premiados figuram representantes da Escola da Apel, da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, da Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng.º Luiz Peter Clode e da Escola Salesianos do Funchal. Por reunir o maior número de alunos distinguidos, a Escola da Apel recebeu o Prémio Escola, no valor de 300 euros em material escolar. Os prémios individuais correspondem a vales de 300, 150 e 75 euros, atribuídos ao primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Jorge Carvalho, realçou a coragem dos jovens ao tornarem públicos pensamentos e sentimentos através da palavra escrita, agradecendo a participação registada e salientando o crescimento do número de candidaturas.

O edil garantiu ainda que a autarquia continuará disponível para incentivar a cultura e contribuir para o desenvolvimento social, cultural e académico da comunidade estudantil.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
4/02/2026 08:00

Somos confrontados diariamente com a realidade da vida, a sua fragilidade, com a existência de um trajeto finito temporalmente.

As notícias são profícuas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas