MADEIRA Meteorologia

Não há festa sem o compadre de foice e gravata

Data de publicação
18 Fevereiro 2025
12:41

Foi na Festa dos Compadres de 1999 que nasceu a figura do Compadre Jodé, interpretada por Marcelino Teles, que hoje é um dos elementos principais do evento que marca o arranque das celebrações do Carnaval.

Criado em 1999, no julgamento da tradicional Festa dos Compadres, em Santana, o ‘Compadre Jodé’ tornou-se numa das figuras mais acarinhadas da Madeira. Com a sua foice e gravata, a personagem interpreta o típico agricultor madeirense, trazendo para o público um humor autêntico e enraizado na cultura popular regional.

Marcelino Teles, criador e rosto da acarinhada personagem, recorda ao JM que tudo começou com uma simples interpretação no Julgamento dos Compadres há 26 anos. “Foi a primeira vez que participei no julgamento e também fui o responsável pela encenação e criação do texto”, contou.

Leia mais sobre a história de ‘Compadre Jodé’ e saiba tudo sobre a edição deste ano da Festa dos Compadres na edição de hoje do JM.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas