MADEIRA Meteorologia

Não há festa sem o compadre de foice e gravata

Data de publicação
18 Fevereiro 2025
12:41

Foi na Festa dos Compadres de 1999 que nasceu a figura do Compadre Jodé, interpretada por Marcelino Teles, que hoje é um dos elementos principais do evento que marca o arranque das celebrações do Carnaval.

Criado em 1999, no julgamento da tradicional Festa dos Compadres, em Santana, o ‘Compadre Jodé’ tornou-se numa das figuras mais acarinhadas da Madeira. Com a sua foice e gravata, a personagem interpreta o típico agricultor madeirense, trazendo para o público um humor autêntico e enraizado na cultura popular regional.

Marcelino Teles, criador e rosto da acarinhada personagem, recorda ao JM que tudo começou com uma simples interpretação no Julgamento dos Compadres há 26 anos. “Foi a primeira vez que participei no julgamento e também fui o responsável pela encenação e criação do texto”, contou.

Leia mais sobre a história de ‘Compadre Jodé’ e saiba tudo sobre a edição deste ano da Festa dos Compadres na edição de hoje do JM.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas