MADEIRA Meteorologia

Museu Etnográfico da Madeira acolhe palestra sobre ‘O Património da Água’

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Setembro 2023
14:47

No âmbito da mostra ‘AQVA e Água, Sobre Aquedutos’, terá lugar esta tarde, pelas 16h30, no piso 1 do Museu Etográfico da Madeira, uma palestra sobre ‘O Património da Água’.

A palestra pertente assinalar, antecipadamente, o Dia Nacional da Água, cuja celebração tem lugar a 1 de outubro. Na iniciativa, de entrada livre, irão participar Pedro Inácio, Rocha da Silva e Susana Fontinha.

Recorde-se que foi ontem inaugurada, no mesmo local, a mostra ‘AQVA e Água, Sobre Aquedutos’, um projeto do museólogo Pedro Inácio, dedicado aos antigos sistemas de abastecimento de água (gravíticos).

A mostra fotográfica apresenta 30 aquedutos, da Península Ibérica, na sua maioria construídos entre os séculos XVI e XIX. "Podemos observar uma diversificada tipologia de aquedutos, que em diferentes épocas históricas permitiu o fornecimento regular de água, contribuindo para o desenvolvimento do povoamento humano", explicou Pedro Inácio na ocasião da inauguração.

Apesar da "inegável importância" dos aquedutos, o museólogo lamentou que "muitos destes monumentos têm sido esquecidos e, de alguma forma desprezados", sendo, portanto, "urgente a sua salvaguarda e preservação da paisagem rural e urbana".

Neste sentido, o objetivo desta mostra fotográfica passa por "sensibilizar todos os cidadãos para esta real problemática", através da divulgação do património, consoante esclareceu Pedro Inácio.

Por sua vez, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, também presente na inauguração, evocou a importância da preservação. "Enquanto os aquedutos prestam a sua função no transporte da água, ninguém questiona a sua existência. Quando essa função deixa de existir passa a ser um património vulnerável ao tempo", frisou.

O tutelar sublinhou, assim, que esta mostra "ajuda a relembrar a necessidade dessa preservação, muito além da questão funcional".

"Não podemos deixar que esse património desapareça da nossa paisagem. Recai sobre todos nos a responsabilidade da preservação desse legado histórico", rematou o governante.

Lígia Neves

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas