No âmbito da mostra ‘AQVA e Água, Sobre Aquedutos’, terá lugar esta tarde, pelas 16h30, no piso 1 do Museu Etográfico da Madeira, uma palestra sobre ‘O Património da Água’.
A palestra pertente assinalar, antecipadamente, o Dia Nacional da Água, cuja celebração tem lugar a 1 de outubro. Na iniciativa, de entrada livre, irão participar Pedro Inácio, Rocha da Silva e Susana Fontinha.
Recorde-se que foi ontem inaugurada, no mesmo local, a mostra ‘AQVA e Água, Sobre Aquedutos’, um projeto do museólogo Pedro Inácio, dedicado aos antigos sistemas de abastecimento de água (gravíticos).
A mostra fotográfica apresenta 30 aquedutos, da Península Ibérica, na sua maioria construídos entre os séculos XVI e XIX. "Podemos observar uma diversificada tipologia de aquedutos, que em diferentes épocas históricas permitiu o fornecimento regular de água, contribuindo para o desenvolvimento do povoamento humano", explicou Pedro Inácio na ocasião da inauguração.
Apesar da "inegável importância" dos aquedutos, o museólogo lamentou que "muitos destes monumentos têm sido esquecidos e, de alguma forma desprezados", sendo, portanto, "urgente a sua salvaguarda e preservação da paisagem rural e urbana".
Neste sentido, o objetivo desta mostra fotográfica passa por "sensibilizar todos os cidadãos para esta real problemática", através da divulgação do património, consoante esclareceu Pedro Inácio.
Por sua vez, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, também presente na inauguração, evocou a importância da preservação. "Enquanto os aquedutos prestam a sua função no transporte da água, ninguém questiona a sua existência. Quando essa função deixa de existir passa a ser um património vulnerável ao tempo", frisou.
O tutelar sublinhou, assim, que esta mostra "ajuda a relembrar a necessidade dessa preservação, muito além da questão funcional".
"Não podemos deixar que esse património desapareça da nossa paisagem. Recai sobre todos nos a responsabilidade da preservação desse legado histórico", rematou o governante.
Lígia Neves