Mostrar a Madeira ao mundo através do desenho e da escrita. É este o intuito da participação da Região na segunda edição da ‘SketchTour-Portugal Reload’, uma iniciativa dos ‘Urban Skethers’ e do Turismo de Portugal, que conta com o apoio da Associação de Promoção da Madeira nesta deslocação à RAM.
Hoje Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, esteve no Museu da Quinta das Cruzes, com o sketcher anfitrião Luís Araújo, a sketcher francesa Charline Moreau e a escritora madeirense Marcela Costa que têm percorrido alguns dos principais cenários da Região.
Depois da primeira edição, que aconteceu em 2017, a ‘SketchTour Portugal Reload’ regressa agora em 2021 com percursos que atravessam cenários e paisagens de sete regiões do País, e que passarão da realidade para a ficção através das narrativas de escritores nacionais e dos desenhos de dez sketchers nacionais e dez internacionais.
Luís Araújo, também ele madeirense e presidente do Turismo de Portugal, realçou o facto desta iniciativa vir "mostrar o território, a cultura, o património e a gastronomia, através do olhar de desenhadores de sketchers", numa campanha que acaba por promover, também, um "turismo mais sustentável" e que tem "um impacto do ponto de vista mediático de inovação".
Por sua vez, Eduardo Jesus destacou a importância de a Madeira ficar incluída "numa rede e numa exposição internacional bastante qualificada", uma vez que se insere numa leitura que é feita sobre o território regional através da expressão dos artistas que depois será traduzida no desenho.
Marcela Costa é a escritora madeirense que acompanha todo o roteiro dos sketchers em solo regional. Vai tirando anotações para depois compilar os rascunhos e escrever cinco páginas sobre cada um dos desenhos. Ao JM, mostrou-se feliz com a sua participação neste projeto e sente-se uma turista na sua própria terra. "É uma espécie de redescoberta das minhas raízes e das paisagens", vincou.
A SketchTour Portugal Reload pretende dar origem a mais de quinhentos desenhos, dez webisodes, um documentário, uma exposição multimédia e um livro que junta textos e desenhos.