MADEIRA Meteorologia

Luís Miguel Jardim começa a filmar ‘Vinhas de um Povo’ no sábado

Data de publicação
13 Maio 2025
17:39

Depois de ‘O Feiticeiro da Calheta’ e ‘Cartas de Fora’, o realizador madeirense Luís Miguel Jardim vai dar início às filmagens do seu novo filme, ‘Vinhas de um Povo’, na manhã do próximo dia 17 de maio.

O primeiro dia de ação vai acontecer em São Martinho, mais concretamente no exterior da igreja matriz, envolvendo residentes da freguesia, utentes da Associação Garota do Calhau e ainda professores e alunos de algumas escolas da Região.

Neste dia a produção irá recriar um quadro urbano de um Funchal perdido no tempo, onde não faltarão figuras tão marcantes como por exemplo a florista, o vendedor de cebolas, o entregador de almoços, um grupo de borracheiros, o leiteiro, o vendedor de peixe, turistas, entre outros, ou até mesmo o icónico e tão característico, carro de bois.

Trata-se um filme de época, onde se apresentam e resgatam, de forma pedagógica, as memórias e vivências das gentes da Madeira, na primeira metade do século passado, com particular destaque para o ciclo produtivo do vinho Madeira e sua dimensão além-fronteiras, de que é exemplo o brinde à independência dos Estados Unidos, com um cálice de Madeira pelos ‘Founding Fathers’.

‘Vinhas de um Povo’ assenta numa narrativa que combina, a exemplo dos anteriores trabalhos do realizador, ‘Feiticeiro da Calheta’ e ‘Cartas de Fora’, os elementos dramático e cómico, criando no espetador um misto de emoções dispares, por vezes num curto espaço de tempo.

“Pretende afirmar-se como um inegável contributo no sentido da conservação e valorização do património imaterial e material da Madeira, enquanto peça fundamental da sua identidade história e cultural.

Esta produção, que agora se inicia, assume-se como um vertiginoso mergulho na história secular de um produto, culturalmente rico e internacionalmente reconhecido, assumindo-se desta forma o cinema como uma importante e eficaz ferramenta , poderosa ao nível da educação de populações, e um verdadeiro agente mas também uma fonte histórica, um instrumento imensamente hábil na forma como agita emoções e a todos faz refletir”, dá conta o realizador.

‘Vinhas de um Povo’ , apoiado no primeiro dia de gravações pela Junta de Freguesia de São Martinho, tem argumento e realização de Luís Miguel Jardim, direção de fotografia e banda sonora de João Augusto Abreu a que se junta Nuno Dias como operador de imagem principal, isto para além de uma vasta equipa de produção e representação, onde voltaará a marcar presença Ana Paula Trindade e o próprio João Augusto Abreu, entre outros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas