MADEIRA Meteorologia

JPP apela ao Governo que pague o apoio prometido aos produtores de castanha

Data de publicação
21 Janeiro 2025
13:03

O Juntos Pelo Povo (JPP) apelou esta terça-feira ao Governo Regional para que pague “o mais urgente possível” o apoio prometido aos produtores de castanha do Curral das Freiras.

O partido recordou que foi “há precisamente um ano e dois meses que Miguel Albuquerque e a secretária regional da Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes, se comprometeram a distribuir um total de 60 mil euros pelos produtores de castanha do Curral das Freiras, como forma de os compensar dos prejuízos resultantes da quebra de 80% na produção, na campanha de 2023.”

Depois das chamadas de atenção dos agricultores ao JPP, dos contactos estabelecidos com eles e dos vários apelos ao presidente do Governo e à secretária regional da Agricultura, Pescas e Ambiente, o último dos quais no início de dezembro de 2023, para que acelerassem o processo de pagamento, até hoje, tudo na mesma. “É uma desconsideração aos produtores, gente humilde que vive do seu trabalho na terra”, diz o deputado do JPP, Miguel Ganança.

“Voltamos a apelar novamente ao bom senso e ao cumprimento da palavra dada por Miguel Albuquerque e pela secretária regional da Agricultura, Pescas e Ambiente aos produtores, em novembro de 2023”, recomenda o parlamentar. “O nosso único propósito é que os agricultores recebam a ajuda prometida, precisam dela, faz-lhes falta, não faz sentido nenhum toda esta encrenca, ninguém considera razoável levar um ano e dois meses a desbloquear uma ajuda muito importante para pessoas com baixos rendimentos.”

Miguel Ganança diz que “este caso é um exemplo flagrante de má governação, de falta de compromisso e sentido institucional”, afiançando que “numa solução governativa JPP estas situações não aconteceriam”.

“Isto é claramente assobiar para o lado, é a normalização da anormalidade e isso com o JPP é impensável”, sublinha o parlamentar. “É preciso falar a verdade às pessoas e trazer a confiança de volta à vida pública.”

Para além da perda acentuada da produção e consequente redução dos rendimentos, os produtores viram os soutos fustigados pelos incêndios de agosto de 2024.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas