MADEIRA Meteorologia

Exposição homenageia mulher ucraniana no CCIF

Data de publicação
23 Junho 2025
12:10

No passado dia 20 de junho, assinalando o Dia Mundial do Refugiado, a vereadora Ana Bracamonte, responsável pelo pelouro da Diáspora e das Migrações, inaugurou no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), a exposição ‘De Dentro para Fora’, da artista e fotógrafa Alina Manilo.

Neste dia simbólico, a autarca apelou à reflexão, solidariedade e valorização de todos os que, forçados pela guerra e pela violência, se veem obrigados a reconstruir as suas vidas longe da sua terra natal.

O evento, promovido em parceria com a Associação Ucrânia com Amor, foi inteiramente dedicado às mulheres que, nas palavras da vereadora, “são guardiãs da coragem, da resiliência e da esperança no seio do sofrimento provocado pela guerra”.

A exposição, que poderá ser visitada nas instalações do CCIF até ao final desta semana, apresenta histórias reais de mulheres forçadas a abandonar as suas casas após a invasão da Ucrânia. Através de fotografias, memórias e expressão artística, o público é convidado a entrar num espaço de escuta, empatia e dignidade, onde cada imagem é um testemunho profundo de superação e força interior.

O programa incluiu ainda uma mesa-redonda com a participação de Alina Ostroverkh, Alina Malino, Svitlana Delehan e Sofia Samson, mulheres com percursos distintos nas áreas da fotografia, ensino, investigação e cultura. Unidas pela experiência do exílio, partilharam histórias pessoais e deram voz a tantas outras mulheres ucranianas que atualmente residem na Madeira. Entre a saudade e o recomeço, mantêm vivas as suas tradições, ao mesmo tempo que abraçam a cultura madeirense com generosidade e gratidão.

Ana Bracamonte sublinhou que residem atualmente no Funchal mais de 900 cidadãos com “estatuto de proteção especial”, atribuído pelo Estado português a quem enfrenta risco real de ameaça à vida devido a conflitos armados ou violência generalizada.

A vereadora destacou ainda o papel ativo do Município do Funchal na promoção da integração plena destes cidadãos, que, segundo a autarca, se encontram hoje “perfeitamente integrados a todos os níveis na nossa cidade”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas