MADEIRA Meteorologia

Escritora Clara Pinto Correia encontrada morta em casa

Data de publicação
09 Dezembro 2025
13:06

Clara Pinto Correia, escritora, bióloga e professora universitária, foi encontrada morta esta terça-feira na casa onde vivia, em Estremoz, avança o Correio da Manhã. Tinha 65 anos.

Figura destacada da cultura e da ciência em Portugal, Clara Pinto Correia afastara-se do espaço público nos últimos anos, trocando o ritmo mediático por uma vida mais resguardada no Alentejo.

Numa entrevista concedida à Sábado em janeiro deste ano, a autora recordou momentos particularmente difíceis, marcados pelo desemprego, precariedade e perda de estabilidade. “Fiquei sem emprego, sem qualquer espécie de trabalho. Primeiro que começasse a receber o subsídio de desemprego foram quase dois anos. Nas filas da Segurança Social olhavam para mim de esguelha. A minha senhoria da casa no Penedo pôs-me uma ordem de despejo. Há 30 anos que lhe arrendava a casa e dava-me lindamente com ela”, disse.

A escritora já antes enfrentara episódios mediáticos delicados. Em 2003, foi acusada de plágio num artigo publicado na revista Visão, polémica que recordou com distanciamento na mesma entrevista: “Eu estava nos Estados Unidos. Na altura não havia Google. (...) Telefonou a minha mãe a dizer: ‘Não respondas a nada do que as pessoas te perguntarem. Estão a aproveitar tudo o que dizes para fazerem de ti parva.’ E eu calei-me.”

Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e doutorada pela Universidade do Porto, Clara Pinto Correia desenvolveu carreira académica e científica nas áreas da embriologia, passando pelo Instituto Gulbenkian de Ciência e por instituições nos Estados Unidos. Paralelamente, construiu uma obra literária diversificada, que a tornou uma presença relevante na sociedade portuguesa desde os anos 80.

As circunstâncias da morte ainda estão por divulgar.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas