MADEIRA Meteorologia

“Decorador da alma” lançou biografia na igreja da Ribeira Brava, o seu “berço da decoração”

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
28 Dezembro 2025
16:39

Foi lançado, esta tarde, na Igreja Matriz da Ribeira Brava, decorada a preceito, o livro sobre Carlos Ramos, decorador madeirense nascido no concelho, intitulado ‘Decorador da alma histórias do homem que transforma espaços em emoções’.

As receitas da venda do livro revertem na totalidade para o núcleo regional da Liga contra o Cancro, como reconhecimento por ter vencido a doença.

“Hoje é um dia de ação de graças, pela vida”, começou por afirmar a escritora Graça Alves, convidada para a apresentação da obra, no dia do aniversário natalício do conceituado decorador, num evento com várias individualidades presentes, como o presidente do governo regional, a presidente da Assembleia legislativa da Madeira e o secretário regional de Economia.

Percorreu alguns momentos marcantes na vida do madeirense, não só ao nível profissional, mas principalmente pessoal. A palavra tempo aparece mais de 60 vezes, no livro, destacou Graça Alves, num elo entre o passado, o presente e o futuro.

Também Susana Caldeira, autora da biografia de Carlos Ramos, afirmou que o livro não é sobre o que Carlos Ramos fez, mas sobretudo sobre a forma como fez. Também Rodrigues, ilustrador do livro, quis significar a história ali impressa.

Por seu turno, o presidente da câmara municipal, Jorge Santos, lembrou que conheceu Carlos Ramos há 20 anos, por altura do seu casamento, elogiando a forma como a igreja foi decorada.

“O Carlos não tirou o curso de designer e não precisa. O talento não precisa de certificado e canudo, precisa de reconhecimento”, vincou o autarca, que recordou que a primeira loja do decorador surgiu na Ribeira Brava. Jorge Santos espera que estejam novamente reunidos para um segundo livro ou então “para a enciclopédia que está dentro de ti”.

Ricardo Sousa, presidente do Núcleo regional da Liga portuguesa contra o Cancro, diz que o livro vai reverter na totalidade para a liga portuguesa contra o cancro, agradeceu a doação feita pelo decorador, um homem que é um testemunho de alguém que enfrentou o cancro, tendo se recusado a ser vencido pela doença. ”Falamos de Carlos Manuel como decorador da alma, porque não se limita a decorar espaços, mas de lugares onde se quer estar e permanecer”.

Destacou a generosidade da doação na totalidade das receitas do livro, “um gesto que passa das palavras à ação”.

Carlos Ramos é um ”farol discreto mas firme na vida das pessoas”, concluiu.

Já Carlos Ramos expressou a importância do livro agora lançado na igreja que para si é mais do que um lugar físico, mas o berço da decoração. A sua eterna gratidão para o falecido padre Gil, da Igreja que o lançou neste desafio, bem como ao atual padre, por autorizar o lançamento do livro no interior do templo.

“Este livro só foi possível graças às pessoas extraordinárias” na sua vida, afirmou, destacando também a forma como a autora, Susana Caldeira, sobre ler o seu percurso.

Emocionado, agradeceu à sua família, bem como ao carinho dos amigos presentes.” Sou um decorador da alma, não limito a decorar espaços, dou lhes vida. Transformo a arte e a decoração em emoção pura. Com memória e verdade, porque cada decoração nasce do coração”, afirmou Carlos Ramos.

Por sua vez, o presidente do governo regional sublinhou a coragem de Carlos Ramos pela sua ação. “É um cidadão de ação”, enfatizou Miguel Albuquerque.

Um livro dedicado a uma vida e sobretudo a uma obra, neste caso, de Carlos ramos, nas artes decorativas, vincou. Albuquerque recordou que o decorador foi homenageado pela Região, com uma insígnia honorífica, pelo que a sua presença neste momento, fazia todo o sentido.

A finalizar, Rubina Leal elogiou Carlos Ramos, pela sua resiliência, pela sua coragem e pelo seu bom coração. De salientar que a cerimónia contou com momentos musicais interpretados ao vivo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas