A exposição ‘A Iconografia Musical nas Igrejas e Capelas do Funchal’, inicialmente apresentada na cidade do Funchal, está prestes a iniciar uma itinerância por cinco cidades de Portugal continental. Organizada pelo Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.Luiz Peter Clode, em colaboração com o CESEM (Centro de Estudos em Música) e a Direção Regional da Cultura da Madeira (DRC), a exposição tem inauguração marcada para o próximo dia 22 de outubro, na Universidade de Évora, seguindo depois para Castelo Branco, Braga, Torres Novas e Lisboa, terminando a 26 de junho de 2026.
Segundo uma nota do estabelecimento de ensino, a mostra reúne um conjunto de imagens de instrumentos musicais, músicos e cenas em que a música desempenha um papel central na arte religiosa, oriundas de igrejas, capelas e conventos do concelho do Funchal. “São representações artísticas em pinturas, painéis, esculturas, azulejaria ou outras expressões visuais, que testemunham a presença da música no contexto litúrgico e simbólico da Madeira ao longo dos séculos”, acrescenta o Conservatório, sublinhando que “o projeto vai além da exposição de imagens, incluindo também uma catalogação científica das representações identificadas, bem como uma análise breve do seu contexto histórico, artístico e simbólico.”
A coordenação científica do projeto está a cargo de Luzia Rocha (CESEM) e Rita Rodrigues (DRC), com organização de Paulo Esteireiro (Conservatório e CESEM) e Rita Rodrigues. A catalogação das representações foi conduzida por Carolina Faria (Conservatório e INET-md) com a colaboração de Leonor Lowden e Micaela Campanário (Conservatório), no âmbito de um trabalho de investigação que decorreu entre maio de 2023 e março de 2025.
“Esta investigação incluiu ainda a produção de materiais de apoio como um catálogo da exposição, visitas guiadas, formações temáticas e outras iniciativas educativas que acompanharam a mostra enquanto esteve patente na Madeira”, refere ainda a mesma fonte.
No Funchal, a exposição foi inaugurada a 27 de março deste ano, no Núcleo Museológico de Santo Amaro – Torre do Capitão, com um programa complementar que incluiu concertos, visitas comentadas, conferências e a participação ativa de alunos e professores do Conservatório. “A iniciativa teve um forte impacto local, tanto junto do público escolar como da comunidade em geral, promovendo uma valorização do património artístico e cultural da região, especialmente no que diz respeito ao seu conteúdo musical e religioso”, sublinha.
Com a itinerância continental, a exposição ganha “nova vida e visibilidade”, sendo que a primeira paragem será Évora (22 de outubro a 11 de novembro), seguindo depois para Castelo Branco (25 de novembro a 2 de janeiro), Braga (9 de janeiro a 6 de fevereiro), Torres Novas (14 de fevereiro a 20 de março) e Lisboa (28 de março a 26 de junho), onde ficará patente no Mosteiro de São Vicente de Fora.
Em cada cidade, está prevista a realização de atividades paralelas que visam envolver a comunidade local e promover o debate em torno da presença da música na arte sacra.
O projeto ‘A Iconografia Musical nas Igrejas e Capelas do Funchal’ é, assim, “um importante contributo para o conhecimento, valorização e divulgação do património artístico da Madeira, estabelecendo pontes entre a história da música, a arte religiosa e a identidade cultural do arquipélago”. “Levar esta exposição ao continente representa também uma forma de estreitar laços culturais entre regiões e de afirmar o papel da investigação artística e musical no contexto do ensino e da sociedade contemporânea”, conclui o Conservatório.