MADEIRA Meteorologia

Clube de Leitura da BMF aborda a temática da vida e obra do Feiticeiro do Norte

Data de publicação
20 Junho 2025
14:42

Na 4.ª feira, 25 de junho, pelas 18:00, a Biblioteca Municipal do Funchal promove uma nova sessão do seu Clube de Leitura, que terá como pano de fundo a obra “Literatura de Cordel de Manuel Gonçalves, O Feiticeiro do Norte”, coordenada por Danilo Fernandes, que marcará presença neste evento.

De acordo com a sinopse desta obra, Manuel Gonçalves foi um artista fecundo e multifacetado nos seus folhetos de cordel, assim como na imprensa periódica. Mesmo a viver distante da urbe, andava a par dos acontecimentos, narrando-os em prosa e com saber extraordinário, como se pode ler nos seus poemas As inundações de 1895, A chegada de suas Magestades, «Funcção», e «A História da Peste». Foi um exímio narrador de uma ilha, no tempo em que tudo era longínquo e desconhecido: A cidade do Funchal e A Madeira.

Através do seu talento conhecemos melhor a ruralidade e os problemas do quotidiano; foi um distinto porta-voz do povo (principalmente o da costa norte da ilha), expressando o que lhe ia na alma, criticando os governantes (incluindo os deputados), os empregados estatais, a exploração dos senhores dos engenhos da cana doce, até os próprios padres não ficaram isentos: «As estradas reaes» (após a aluvião de 1895), A Emigração da Madeira, «Os Casamentos», O Lavrador, A antiguidade de meu pae. Conseguiu avultados proveitos de se fazer pobre, usando até para isso sentido de humor e pondo a plateia ao alvoroço, como se pode ver em A Vida do Feiticeiro do Norte», em sátiras às mulheres solteiras e quando fala do santo casamenteiro, O Santo António, do santo dos beberrões, S. Martinho, etc. Manuel Gonçalves foi um poeta popular de sucesso, granjeando vultosos proventos à custa do seu enorme talento e visão.

Danilo José Fernandes nasceu a 11 de junho de 1958, em São Gonçalo, na ilha da Madeira. Inserido numa família de profundas raízes musicais, cedo começou a cultivar o gosto pela música e dança, ingressado no Grupo Folclórico do Livramento aos cinco anos de idade, como bailador. Mais tarde, entrou como elemento fundador, no Grupo Folclórico Cultural e Recreativo Boa Nova (atual Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova), fundado pelos seus pais, exercendo as funções de bailarino e músico.

Com 20 anos, começou a trabalhar com alguns grupos de folclore e de instrumentos tradicionais, por toda a ilha, sendo professor/fundador de mais de uma dezena deles. Foi também convidado a ensaiar temporariamente alguns grupos folclóricos de emigrantes, na Venezuela e na França.

Ocupa o cargo de Diretor Artístico do Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova desde 1989 e de Presidente a partir de 2010, tendo criado várias atividades, a destacar, entre outras: espetáculos de folclore, realizados no Teatro Municipal Baltazar Dias, exposições etnográficas, colóquios sobre o folclore, e Roteiro Etnográfico das Carreiras.

Com a inauguração do Centro Cívico de Santa Maria Maior, a18 de abril de 2007, criou o Núcleo Museológico de “Arte Popular”, único existente no país. Em 1996, foi distinguido, pelo Governo Regional, com o Galardão de Mérito Turístico, pelo trabalho que tem vindo a desempenhar em prol da cultura da região. Na área da investigação, a qual iniciou em setembro de 1989, já publicou algumas dezenas de artigos em revistas de índole cultural, foi coator em diversas publicações e dezasseis trabalhos de sua autoria, entre eles: «Literatura de Cordel de Manuel Gonçalves, o Feiticeiro do Norte».

Este evento é de entrada livre e decorrerá nas instalações da Biblioteca Municipal do Funchal, sita à Avenida Calouste Gulbenkian nº 9.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas