MADEIRA Meteorologia

Carlos Gonçalves destaca crescimento e relevância do FunFest

Data de publicação
22 Maio 2025
17:08

Carlos Gonçalves, presidente do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, enalteceu esta manhã a evolução do Festival Internacional de Vídeo FunFest, que já soma cinco edições de sucesso.

“O aumento cada vez maior do número de alunos, escolas e de tantos países do mundo. Cada vez mais esta área do audiovisual e do cinema está não só na moda, mas finalmente a ter o valor que merece ou que sempre mereceu desde há muito”, realçou, manifestando o desejo de que o projeto “continue por muitos e bons anos”.

As declarações foram feitas durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no Salão Nobre do Conservatório e incluiu a exibição dos trabalhos distinguidos e a realização de dois workshops orientados pelos cineastas João Brás e Francisco Lobo Faria, proporcionando momentos de partilha e aprendizagem entre os participantes.

A 5.ª edição do FunFest registou uma participação expressiva, com mais de 400 trabalhos submetidos por estudantes do ensino secundário e superior, oriundos de cerca de 70 países.

  • Carlos Gonçalves destaca crescimento e relevância do FunFest
  • Carlos Gonçalves destaca crescimento e relevância do FunFest

Sob o tema “Narrativas digitais: expressões artísticas no novo milénio”, os participantes nacionais e internacionais foram convidados, até ao passado dia 15 de fevereiro, a refletir sobre como as histórias e as artes se transformam com as novas tecnologias digitais, como vídeo, jogos e redes sociais. O concurso explorou as novas formas de criação e comunicação que emergem no século XXI, destacando a relação entre arte, tecnologia e cultura na atualidade.

Os prémios atribuídos nesta edição contemplam categorias como ficção, animação, videoclip e documentário.

Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por Angelizabel Freitas (EB2/3 do Caniço), Vasco Cinha (Direção Regional de Educação), Marco Amaral, Alexandre Neves e Cristiano Abreu (Núcleo de Produção Audiovisual do Conservatório), com base em critérios como originalidade, qualidade estética e eficácia da mensagem.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas