MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

ÀS VEZES VOO. ÀS VEZES CAIO

Jornalista

3/07/2022 08:00

E então tu nasceste. Eu nem sabia que era Verão nem que os teus olhos insulares viriam, um dia, ver-me no escuro. Nesse dia em que eu não existia, a terra há-de ter escutado a antecipação do meu corpo, um corpo que, pela cabeça, não poderia nunca saber do incalculável mistério de uma ilha. Hoje nascias tu. E só os que nascem numa ilha sabem [podem] irromper. Nasci. Foi dentro das tuas mãos que o meu corpo aprendeu a intimidade de estar vivo, ainda antes do brevíssimo milagre, do halo frio de todos os ventos, de todas as profundas solidões. Não sabia eu, ainda, do colo nocturno do mar; como poderia saber desse desnorte tão desejado trazido para dentro de mim pelo teu corpo de homem irrompido, ininterrupto, vindo de urgência observar o tédio do cimo da árvore mais funda.

Soube, tão rápido, o riso iluminado pela tua fronte sincera, o clarão da tua boca vertendo exasperadas sedes na minha. Disseste-me que era por aqui, e eu não pude senão acreditar, morder os espinhos das tuas mãos até ao calor do sangue pousado sobre os próximos juncos. De novo, precipitar-me-ia. Inapelavelmente entraria por essa incisão que só uma ilha pode abrir, que só uma ilha se recusa a fechar, sabendo que todo o nascimento acontece no momento em que o mar rebenta contra a morte e os ombros sobem até perderem o norte ou o medo. O medo. A fome virá por último, depois da noite onde nem o escuro existirá.

Meu amor, no dia em que tu nasceste o meu corpo futuro venceu o medo ao teu primeiro grito. Era Verão. A carne do meu coração, pesada e transparente, esperava um navio em flor, inábil para a viagem. Eu sabia. Mas tu... Uma ilha não nasce recém, não permite a paragem brusca da mão que já entrou na terra, do homem que já estremeceu molhando os olhos sobre um ventre.

Nasces hoje; uma baixíssima nuvem vem do centro do silêncio anunciar que me salvas, no exacto dia em que eu não existia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas