MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

DO FIM AO INFINITO

24/06/2022 08:00

Há gajos armados em bons que não sabem dizer três vezes batata e outros nem sequer sabem dizer uma vez amo-te, mesmo à mulher que amam, seja ela quem for, a legítima ou a ilegítima, a mãe dos filhos, a prima, uma puta da rua, ou outra qualquer. Há gajos que não sabem chorar e outros que têm medo e vergonha de chorar, porque alguém lhes meteu nos cornos que isso é coisa de mulheres, de crianças e de maricas, e eles - coitados - levam o ensinamento a sério. Há gajos convencidos de que a sua glória reside na fraqueza dos outros e de que a vida se joga como num campo de futebol, entre quatro linhas, ao som de apitos, aplausos e insultos.

Há gajos que acham que a cabeça fica nos pés e o coração nos bíceps, porque, de facto, pensam com a sola das patas e sentem com a força dos músculos. Há gajos que confundem poder com sabedoria e ignorância com santidade, vinho com água, grito com palavra, violência com carinho. Há gajos cheios de testosterona e pelo no focinho que julgam ser Eros na cama, mas desconhecem na totalidade a superfície da mulher e mais ainda os pormenores da sua profundidade. (Neste caso, convém dizer, elas também não ajudam muito, porque são hábeis a fingir, fingem orgasmos, sorrisos, delícias, porque alguém lhes meteu na cabeça que tem de ser assim e a maioria respeita o ensinamento.)

Há gajos que cospem fogo e dizem ser dragões, mas têm pavor de lagartixas, fogem delas como o Diabo da cruz, despem-se em qualquer sítio ao sentir ou imaginar o seu toque e até se abicam por um poio abaixo se for caso disso. Há gajos tão destemidos e seguros de si que tomam o ciúme por divindade e decidem aprisionar a mulher da sua vida dentro de convicções doentias - mal a deixam sair de casa, olhar para o lado, vestir a roupa que quer, falar com a família, estar com os amigos - estabelecendo assim uma angustiante contagem crescente de tristeza e sofrimento, que tantas vezes acaba em crime e tragédia, pois são capazes de limpar o sebo a qualquer um, à mulher, aos filhos, ao cachorro, ao gato, ao próprio. Há gajos que, independentemente do berço e da sorte, são verdadeiros filhos da puta - não há melhor classificação para eles - são filhos da puta de sangue puro.

Há gajos que encaram o reflexo no espelho como a imagem da sua alma e elevam a vaidade à dimensão de espiritualidade, têm-na como o caminho mais curto e certinho para chegar a Deus, a via direta para a remissão dos pecados e obtenção da paz interior - louvado e perfumado seja Nosso Senhor, ámen. Há gajos que bebem veneno e transpiram insolência, baralham rancor com frontalidade e cobram coisas do passado a quem os enfrenta e desmascara, atiram-nas à falsa fé à cara dos outros e depois chamam graça à provocação, subtileza ao ódio, esponja à pedra. Há gajos que são egoístas e mentirosos porque estão convencidos de que o universo inteiro é mais pequeno do que eles e cuidam ser senhores do tempo e do espaço onde a sua vida miserável se desfaz em tiquetaque, segundo a segundo, até à morte e há outros ainda que vivem como heróis quando já estão mortos e ressequidos.

Puta que os pariu!

Toda esta conversa, meus amigos, é só para dizer que eu também sou um gajo mais ou menos assim, cheio de defeitos de fabrico, montes deles, descontando a parte das lagartixas e a do ciúme, pois nunca tive medo daqueles bichos e sou incapaz de sentir tal emoção, simplesmente sou incapaz. Por outro lado, também reconheço ter mais facilidade em dizer três vezes amo-te do que uma vez batata. Ba-ta-ta. Difícil…

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas