MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

SIGA FREITAS

25/05/2022 08:00

Perdemos a noção da nossa condição humana? Perdemos a capacidade de saber como viver juntos!

Na escola, somos capazes de aprender a raciocinar, aprendemos que a soma dos catetos ao quadrado é igual à hipotenusa ao quadrado, algo fundamental para compreendermos as distâncias, aprendemos que organelos existem na célula, aprendemos que o planeta é uma esfera, mas será que aprendemos o respeito pelo outro? Dirão todos, mas isso é inerente?

Quando no Mundial da Rússia, é notícia o facto de os japoneses limparem o estádio, após o jogo com a Colômbia. Algo que nos surpreendeu, mas também nos surpreendeu quando o capitão do West Ham, Mark Noble, limpou o balneário após utilizá-lo. Que educação extraordinária tiveram estas pessoas na escola ou em casa?

Respeitar a presença dos outros, sem se tornar numa espécie de santo, pois fizeram o óbvio. Encontrar uma carteira e devolvê-la não é um ato de heroísmo, é uma obviedade. Na subversão de valores do Mundo, quantas vezes vimos a saber que os modelos que a sociedade reconhece, têm telhados de vidro? Sabe-se que muitos dos nossos heróis têm pés de barro! Aqueles que copiam, aqueles que são corruptos, aqueles que são bufos, aqueles que fazem esquemas, eram, afinal, os modelos e os heróis nacionais em vários países. São esses os nossos modelos nacionais, afinal, perguntar-se-ão os jovens por esse Mundo fora. São, afinal, essas as pessoas em que um dia os povos votaram e os representam, sem terem qualquer consequência dos seus esquemas, pois os subterfúgios jurídicos legais conseguem sempre vencer qualquer batalha jurídica, por falta de uma qualquer vírgula.

É engraçado ouvir-se: "a educação vem de casa e nasce no berço" e eu concordo plenamente, a educação vem de casa, mas o meio em que se vive é uma variável determinante, como podemos educar se em nosso redor, os nossos filhos, as nossas crianças estão sujeitas a vivenciar comportamentos errados como os certos e até premiados, por uma sociedade que acha que a educação vem é de casa.

90% da nossa vida é em comunidade e vivemos pelos outros e com os outros. Mas será que podemos ter respeito pelo outro quando conhecemos o outro e como ele age, em tudo contrário ao que proclama? Que raiva não poder dizer aos povos: cuidado, o Rei vai nu!

Já agora, onde se deve aprender a ser um mero cidadão que cumpre as suas obrigações? Em que disciplina nos ensinam a ter que preencher uma mera declaração de IRS?

O país que queremos amanhã, terá que ser construído hoje e não amanhã. O Mundo que queremos para os nossos filhos é arquitetado por nós, eles o farão para os seus filhos e será sempre assim. Mas será que restará uma sociedade coesa até lá? Uma sociedade que não entende que mais que reciclar, é importante reduzir.

Uma sociedade que, quando frequenta as piscinas públicas, ignora que existem casas de banho e acha normal urinar na piscina e sujeitar os seus filhos à urina, pois não é capaz de andar uns meros 5 metros até ao WC mais perto.

Essa é a nossa sociedade! Uns que acham que os catetos não interessam, outros que não há paciência para ir até ao WC, outros que o melhor é arranjar um esquema para sobreviver, se calhar ter um exército de perfis falsos para fazer uma qualquer campanha, de preferência sendo promovido para um qualquer assessor! Cá estão os "nossos heróis", os nossos exemplos!

Isto não é um problema de São Bento ou de Belém, é um problema de todos nós e temos de ter a responsabilidade de deixar como legado para os nossos filhos uma sociedade melhor, uma sociedade coletiva mais justa e mais feliz, mais do que nosso sucesso individual!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas