MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

SIGA FREITAS

27/04/2022 08:01

Esta semana fomos surpreendidos por um vídeo de uma senhora que fazia um direto no Facebook a vender umas "sapatilhas, réplicas originais!". O causo inaudito levou a que a PSP chegasse lá e acabasse com o negócio.

Seria um negócio que revestiria a natureza de "contra feito"? Sem embargo, o casal estava no seu Facebook promovendo produtos como qualquer "influencer" das redes sociais com milhares de seguidores a serem conquistados pelos maravilhosos conselhos, mas também a verificar se possuíam o tamanho correto para enviarem à cobrança pelos CTT. Não se poderá, todavia, afirmar categoricamente, que a empresa de entrega pode ser acusados de recetação, pois isso seria um cúmulo jurídico. Espetacular, do ponto de visto mediático, foi a PSP arrombar a porta e entrar pela casa adentro, como se estivéssemos a assistir a uma qualquer série americana tipo CSI. Em nome da lei!

Todavia, temos de reconhecer que a iniciativa do casal, que tinha a senhora como sua protagonista, revela inovação, se retirássemos a ideia das "réplicas originais" e fosse um produto qualquer legítimo, pois demonstrava a capacidade de superação e inovação deste casal.

Há uns anos, o Ricardo Araújo Pereira escreveu um artigo sobre a Igreja Universal do Reino do Empreendedorismo, mas faltaria atualizá-lo para os influencers das redes sociais. Esses grandes trabalhadores que mostram vidas fascinantes, promovem produtos fitness, roupa, maquilhagem, refrigerantes, produtos milagrosos e outros simplesmente promovem a receita para o sucesso em 3 passos, algo que me agrada muito são os cursos de formação online destes influencers tudo vendido como banha da cobra, acusam uns, depois há as criptomoedas que são outro negócio fantástico, em especial aqueles dos Youtubers que estão a ser investigados pela PJ. Tudo receitas fabulosas, que muitas vezes só falta a PSP lá chegar a dizer: "atenção tudo isto é uma fantochada e não passa das redes sociais, a vida não é assim…" Ou até um Diácono Remédios a dizer: "não havia necessidade"!

Eu, por exemplo, tenho um hábito estranho, raramente publico nas redes sociais fotos do dia, deixo passar um ou dois dias, às vezes semanas para publicar uma foto e deixar todos baralhados de onde estou, com quem estou… Mas é divertido! Recentemente, fui a uma formação a um hospital a Madrid que tem uma parceria com o Atlético de Madrid e na brincadeira publiquei uma foto com um painel de fundo do Atlético e fui irónico escrevendo algo como quem tinha recebido uma proposta para ir para o Atlético de Madrid… surpreendente ou não, recebi mensagens de amigos a pensar que eu teria uma proposta milionária do Atlético, infelizmente, não tive. Estava a ser irónico, como é óbvio através de mensagem privada expliquei a todos os amigos que tinham essa dúvida.

Com isto, nesta Igreja Universal do Reino dos Influencers e Redes Sociais são cada vez mais vidas "contra feitas" que vemos diariamente, mas todos suspiramos: que vida maravilhosa, que roupa maravilhosa, que curvas maravilhosas, que casais maravilhosos e, de vez em quando, aparecem uns com umas teorias da conspiração e pensamos: que estórias sensacionais, bate certo, só pode!

Atenção, ainda nem estamos nas fake news, nem de perfis falsos, nem essas coisas, estamos a falar do real, só que no mundo virtual, do que acontece diariamente. Como diria a PSP esta semana nas suas redes sociais: "Contra feitos não há argumentos."

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas