MADEIRA Meteorologia

Funcionamento ao sábado reduziu espera no consulado de Londres

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Junho 2023
9:40

O funcionamento ao sábado aumentou a capacidade de atendimento do consulado-geral de Londres e contribuiu para a redução do tempo de espera de documentos, afirmou o diplomata responsável, Luís Leandro da Silva.

Desde setembro de 2022 que o consulado-geral de Londres, cujo funcionamento foi limitado durante a pandemia de covid-19, está aberto ao sábado de manhã para atender pedidos de emissão ou renovação de cartões do cidadão e de passaportes.

Nestes 27 sábados, foram produzidos 3.636 destes documentos, pelo que o cônsul-geral considera o balanço positivo em termos de resposta.

"O tempo médio de atendimento é atualmente de 15 dias, o que é um prazo muito razoável. Por vezes é ainda mais curto, havendo vagas de muito curto prazo, por exemplo aos sábados", revelou Leandro da Silva à Lusa.

Além da extensão do horário para o fim de semana e do aumento do número de vagas, tem vindo a ser feito um reforço de funcionários, com mais cinco esperados durante junho, o que deverá melhorar o serviço.

"Em 2022, o consulado emitiu cerca de 42 mil passaportes e cartões de cidadão. Em 2023, queremos ficar próximo dos 60 mil", avançou o diplomata, que entrou em funções na capital britânica em setembro do ano passado.

As consequências do ‘Brexit', que se tornou efetiva em 2021, ainda estão a ser sentidas ao nível da procura elevada de documentação necessária para garantir o estatuto de residência dos cerca de 400 mil portugueses no Reino Unido.

Mas a saída britânica da União Europeia (UE) e respetivo fim da liberdade de circulação também é sentida devido à subida significativa dos pedidos de vistos de trabalho, residência e estudo para britânicos.

Apesar dos progressos que têm sido alcançados, o cônsul-geral admite: "Obter um agendamento para a documentação é o principal ponto suscitado pelo nossos utentes como desafio a ultrapassar, estando nós conscientes de que temos de fazer ainda mais neste domínio".

Uma das apostas de Leandro da Silva tem sido a promoção do uso da chave móvel digital (CMD) com tutoriais na página de Internet e nas redes sociais para obter uma marcação prévia para atendimento.

A CMD é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português para o acesso a serviços públicos que pode ser associado a um número de telemóvel nacional ou estrangeiro.

"Temos sublinhado que aderindo à CMD os utentes aumentam consideravelmente as hipóteses de obter um agendamento. Atualmente estamos a disponibilizar uma média diária de 30 vagas para passaporte e cartão de cidadão através da CMD", revelou.

Além de ser um meio mais personalizado e seguro para fazer o agendamento, a CMD também permite renovar o cartão do cidadão ‘online’, alterar a morada e fazer o registo de nascimento pela Internet.

"Está a resultar muito bem, as vagas vão sendo regularmente preenchidas, o que significa que a adesão está a aumentar gradualmente. Iremos continuar a reforçar o número de vagas através da CMD ao longo do ano e estou seguro que muitos mais utentes irão realizar os seus agendamentos por esta via no futuro", afirmou Luís Leandro da Silva.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas