Rui Abreu é o primeiro governante português a visitar Guernsey em 12 anos
É a primeira vez em 12 anos, que um governante português visita a ilha britânica de Guernsey. Rui Abreu, diretor regional as Comunidades e Cooperação Externa, aterrou esta sexta-feira no Aeroporto de Guernsey, para uma visita oficial de três dias.
"Tenho uma enorme expetativa em relação a esta viagem, que tem como grande objetivo conhecer a comunidade madeirense", disse Rui Abreu, que chegou acompanhado de uma delegação composta por uma dezena de emigrantes residentes na ilha vizinha de Jersey.
"É uma comunidade que ronda os três mil madeirenses, que está plenamente integrada e goza de um grande respeito da parte da restante população", acrescentou o diretor regional, lembrando que Guernsey tem uma área um pouco superior ao Porto Santo (uma vez e meia), mas com muita mais população: 65 mil habitantes.
Com salários médios mais elevados do que na vizinha Jersey, a comunidade madeirense trabalha maioritariamente na restauração, hotelaria, serviços de manutenção e jardinagem. Com a pandemia, o setor da construção civil ganhou maior prevalência.
A visita de Rui Abreu surge na sequência de um convite endereçado por um emigrante português que anualmente organiza três grandes eventos, com o objetivo de reunir a Comunidade. O primeiro deste ano é este sábado, e celebra o Dia Internacional da Mulher. "Tinha um grande sonho que era convidar um governante do meu país a estar presente num destes eventos. Foi uma grande alegria quando o Dr. Rui Abreu confirmou a sua presença", contou Paulo Costa, lamentando que Guernsey ser uma ilha "um pouco esquecida" pelas autoridades portuguesas.
No primeiro dia da visita a Guernsey, o responsável pela pasta das Comunidades encontrou-se com a Ministra da Juventude e Educação de Jersey, Inna Gardiner, e esteve com vários empresários madeirenses de primeira e segunda gerações. Visitou restaurantes e empresas de construção, e jantou com membros da comunidade.
Nesta deslocação oficial às Ilhas do Canal, Rui Abreu visitou primeiro a ilha de Jersey, onde passou quinta-feira em contactos com a Comunidade. Mais tarde reuniu com cerca de 30 empresários madeirenses, num jantar que contou com a presença do Mayor de St. Helier, Simon Crowcroft, e do Conselheiro das Comunidades, João Carlos Nunes.
A última vez que um governante nacional tinha estado na ilha foi em 2012 quando a então secretária regional do Turismo e Cultura, Conceição Estudante, visitou Guernsey.