MADEIRA Meteorologia

53 imagens eternizam o 25 de Abril no Atelier Vicentes

Data de publicação
19 Abril 2024
18:01

‘50 Anos do 25 de Abril - Vozes do Povo: reflexos de Abril’ é o nome da exposição que acaba, nesta tarde de sexta-feira, de ser inaugurada. Celebra o aniversário da Revolução dos Cravos e não se cinge apenas a fotografias, contendo, também, primeiras páginas de jornais da época.

A exposição está patente no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes’s, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura. Esta exposição resulta de uma experiência entre o Atelier Vicentes’s e a Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A coletânea integra fotografias captadas por Carlos Fotógrafo, Perestrellos Photographos, João Pestana e Foto Moderna (cedência da coleção de Tiago Carita).

Na ocasião, o secretário regional de Turismo e Cultura, frisou que a liberdade é um elemento que merece ser cultivado.

“Nós temos um espólio muito próprio de registo fotográfico que, só por si, conta essa história. É através da fotografia e da escrita que nós perpetuamos muito dessa vivência e da ocorrência que se verificou no 25 de abril de 1974”, começou por enquadrar o governante, denotando que são coleções que relembram esta narrativa. “O 25 de Abril não se esgotou em 1974”, asseverou Eduardo Jesus, que realçou ainda que não se podem tolerar passos atrás nesta conquista.

Ao todo, são 53 fotografias, mas não só. Está patente a farda de Rui Carita, bem como primeiras páginas de jornais da época, adereços de militares.

Várias entidades marcam presença neste momento que assinala os 50 anos do 25 de Abril.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas