MADEIRA Meteorologia

Superiora geral acredita que congresso internacional ajudou a mostrar vitalidade da Congregação

Data de publicação
10 Julho 2025
19:00

A superiora geral das Irmãs de Apresentação de Maria mostrou-se confiante de que o congresso internacional que assinala os 100 anos de presença da congregação na Madeira, a decorrer no Funchal, vai mostrar que esta “está viva”.

“Estou convencida que ao regressar cada uma [irmã] ao seu próprio país, que vai levar uma certa energia positiva, que viveu aqui, que sentiu o pensar daqui, que a congregação está viva”, afirmou a irmã Maria dos Anjos Alves, em declarações à Agência ECCLESIA.

A responsável considera que, apesar de “grandes desafios pela frente”, o congresso global ‘Educação, Solidariedade e Evangelização: Da Europa para a Madeira, da Madeira para o Mundo’, que termina na sexta-feira, vai ter um “grande impacto” na congregação.

Para a irmã Maria dos Anjos Alves, estar a celebrar os 100 anos a chegada das Irmãs da Apresentação de Maria à Madeira naquele mesmo local “tem um significado muito grande”, uma vez que foi ali que a congregação nasceu e que aquele é o seu berço.

“Foi aqui que a Madre Rivier enviou a Madre Trindade das Companheiras. Como dizia a Madre Geral na época, a fundação portuguesa tem de ser feita com irmãs portuguesas, foi isso que aconteceu”, assinalou.

Apesar do cansaço de algumas irmãs na Madeira, a superiora geral das Irmãs de Apresentação de Maria refere que “há um certo vigor e uma certa esperança”.

“Na minha cabeça estou a pensar, talvez, depois disto, até escrever uma circular à congregação para suscitar qualquer coisa, o Espírito Santo vai falar”, revelou.

Falando no ambiente escolar de hoje, a entrevistada observa que este é totalmente diferente do de antigamente, mas defende que os educadores têm de estar “atentos” à realidade e aos contextos religiosos e políticos em cada situação.

“Nós vemos pela Madre Revier, que foi uma mulher empreendedora e que soube adaptar-se à realidade que ela vivia na França, sem medo, mas com prudência. A Madre Trindade, que chegou aqui à Madeira, também era uma mulher muito empreendedora, mas ela soube estar atenta às necessidades do meio, responder com dificuldade”, lembrou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas