MADEIRA Meteorologia

Missão lunar Artemis II atrasada devido às condições meteorológicas

Data de publicação
30 Janeiro 2026
22:50

A NASA anunciou hoje que vai adiar a data prevista para o lançamento da missão Artemis II, durante a qual astronautas vão voar ao redor da Lua pela primeira vez em mais de 50 anos.

Devido às más condições meteorológicas, a agência espacial norte-americana teve de adiar a realização de um último grande teste do foguetão lunar SLS, alterando assim o calendário para dia 08 de fevereiro.

A primeira janela de lançamento vai abrir-se a 08 de fevereiro, e não no dia 06, como previsto anteriormente, precisou.

Esta nova data coincide com o ‘Super Bowl’, a final do campeonato de futebol norte-americano muito popular nos Estados Unidos.

No entanto, não é certo que a NASA tente um lançamento nesse dia, uma vez que o último teste técnico do foguetão ainda não foi realizado.

Este último, que constitui uma espécie de ensaio geral, deve permitir verificar se tudo está em ordem para a descolagem.

Contudo, devido a uma onda de frio que atinge grande parte do país, foi adiado para a próxima semana.

Dependendo do desenrolar dos acontecimentos, a NASA vai anunciar a data em que acredita poder realmente lançar esta missão de cerca de 10 dias, na qual vão participar três norte-americanos e um canadiano.

Catorze janelas de lançamento entre 08 de fevereiro e 30 de abril estão atualmente a ser consideradas pela NASA, que também deve lançar, ao mesmo tempo, uma missão tripulada para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa).

Chamado Crew-12, este voo pode descolar a partir de 11 de fevereiro, mas corre o risco de ser adiado se a Artemis 2 descolar antes, disse um responsável da NASA numa conferência de imprensa.

A missão Artemis II, do novo programa lunar Artemis da NASA, visa “testar sistemas e equipamentos” para a missão Artemis III, prevista para 2027, e que vai colocar de novo astronautas na superfície da Lua, previsivelmente parte da tripulação que seguirá na Artemis II.

Apenas astronautas norte-americanos, todos homens, estiveram na órbita e na superfície da Lua, entre finais dos anos 1960 e início de 1970, ao abrigo do programa lunar Apollo da NASA.

O primeiro voo, não tripulado, do programa Artemis ocorreu em novembro de 2022 e serviu para testar o desempenho da nave reutilizável Orion, que tem um módulo de fabrico europeu, e do foguetão SLS, o mais potente da NASA, cujo lançamento inaugural foi antecedido por várias vicissitudes.

Os Estados Unidos esperam com o programa Artemis preparar os astronautas para missões de permanência na Lua e viagens a Marte, planeta onde ambicionam chegar a partir de 2030.

O Tratado do Espaço Exterior, de 1967, que rege a exploração espacial e ao qual estão vinculados países como Portugal, define os astronautas como enviados da humanidade.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas