MADEIRA Meteorologia

Óbito/Papa: Terços de Francisco começam a esgotar nos quiosques perto do Vaticano

Data de publicação
24 Abril 2025
18:07

Pagelas, medalhas ou terços com imagens do Papa Francisco, que morreu na segunda-feira, começaram a esgotar nos quiosques e lojas perto da Basílica de São Pedro, com muitos artigos comprados por atacado pelos fiéis, para recordarem estes dias.

“Só a uma senhora vendi 90 terços”, diz Eugénio, que trabalha num quiosque de venda de artigos religiosos, na Praça Maior a 50 metros da Praça de São Pedro.

“Eu queria 10 medalhas destas”, afirmou, quase de imediato, Marie Salva, uma francesa que está em Roma e que quer levar lembranças para a família.

“Sou católica, já tenho muitas recordações de Roma. Mas o Papa Francisco é especial e sei que há pessoas que querem ter algo que lhes recorde uma pessoa tão boa”, afirmou Maria Salva, cerca de 60 anos.

A febre da compra de recordações lembra a Eugénio os tempos de João Paulo II, um sinal da devoção universal de Francisco, mesmo entre quem não é católico.

“Quando chegam os chineses e japoneses levam tudo o que tenha”, explicou.

Já pediu ao fornecedor mais terços, porque já esgotou os que tinha para vender. Agora, está a vender os de uma outra loja, mais afastada do Vaticano.

“As pessoas vão ver a urna na Basílica e depois querem ter uma coisa que lhes lembre este momento”, explica Artur, que trabalha numa loja de ‘souvenirs’ turísticos perto da rua da Conciliação, defronte da Praça de São Pedro.

A australiana Astrid é um desses exemplos. “Fui ver o Papa e quero levar algumas coisas para a família, lá em casa”, explicou à Lusa a turista que incluiu Roma na viagem de três semanas que está a fazer pela Europa.

Se Francisco é um ícone nos artigos religiosos, o seu antecessor é menos visível.

Bento XVI já pouco destaque tem nas montras, ao contrário de João Paulo II, que ainda é capa de calendários em 2025.

Mas a estrela maior é Francisco, uma tendência que se tem acentuado ao longo do pontificado, até pela grande procura dos latino-americanos.

Bento XVI “foi um bom Papa, mas este é mais carismático”, reconhece Eugénio.

E o futuro Papa? Eugénio não sabe e diz que o mais importante é o futuro da Igreja.

“Eu vendo estas coisas, mas sou católico. Quero é o bem da Igreja e o nosso bem”, mas “se ele for carismático, será melhor para as vendas”, admitiu.

O corpo de Francisco foi exposto para ser velado na quarta-feira e as exéquias irão terminar com despedidas solenes no sábado, com a transferência para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimónia de sepultamento, como havia sido pedido pelo Papa, com uma única inscrição: “Franciscus”.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, de AVC, após 12 anos de pontificado.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer. O papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas