MADEIRA Meteorologia

Óbito/Papa: Praça de São Pedro preenchida por tristeza e orações

Data de publicação
21 Abril 2025
15:22

Tristeza e orações preenchiam hoje a Praça de São Pedro, no Vaticano, onde milhares de fiéis se reuniram para prestar homenagem ao Papa Francisco, falecido aos 88 anos na sua residência da Casa Santa Marta.

O Vaticano, sede da Igreja Católica, tornou-se, desde que a notícia da morte foi conhecida esta manhã, o epicentro de manifestações de carinho e orações dos fiéis.

Na praça em frente à Basílica de São Pedro, o ambiente tem sido de profunda tristeza, onde há pouco mais de 24 horas, o pontífice argentino surgiu pela última vez perante os crentes.

“É uma notícia muito sentida para nós, latino-americanos. Temos muito apreço pela tradição do Papa e ele representou-nos muito bem no mundo pela sua simplicidade e humildade”, comentou Gustavo, um turista colombiano, numa referência à nacionalidade argentina de Francisco.

Também citada pela agência noticiosa EFE, Daniela, uma jovem mexicana, encontrava-se dentro da Basílica de São Pedro à espera de se confessar quando foram os próprios sacerdotes a comunicar-lhe a notícia da morte.

“Estamos muito tristes. Ontem (domingo) vimos o Papa, tivemos a oportunidade de o ver pela última vez. Acho que é uma perda muito dolorosa para o catolicismo”, afirmou.

O Papa Francisco morreu hoje aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia. Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral e teve alta em 23 de março. A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer.

A sua morte repentina surpreendeu muitos, apesar de se encontrar ainda a recuperar o que o impediu de participar em grande parte dos atos da Semana Santa.

“A verdade é que foi completamente inesperado. Ontem parecia algo cansado, mas pensávamos que estava a melhorar. Que tenha saído após a missa foi algo muito especial... mas agora tudo isto é muito triste”, acrescentou Daniela.

Mary, da Venezuela, lamentou, por seu lado, que a sua primeira visita a Roma coincidisse com este acontecimento: “Embora soubéssemos que estava com alguns problemas de saúde, não esperávamos isto – e muito menos durante a Semana Santa. Todos rezávamos pela sua recuperação”, disse.

O impacto também atingiu grupos de peregrinos que se encontravam em visitas organizadas. “Viemos com uma excursão e avisaram-nos de que o Santo Padre acabara de falecer. Apanhou-nos completamente de surpresa, e só se percebe a realidade quando se veem os meios de comunicação a movimentarem-se e as pessoas a reagir”, contou Ignacio, vindo do México.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas