MADEIRA Meteorologia

XV Colóquio do Mercado Quinhentista esgota inscrições

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Abril 2023
14:09

Com as inscrições já esgotadas e a participação de cerca de 250 pessoas, o XV Colóquio do Mercado Quinhentista está de volta à cidade de Machico no próximo dia 6 de maio e, este ano, o tema será 'Tristão das Damas'.

Tristão Teixeira, também conhecido por 'Tristão das Damas', foi uma homem audaz, cortesão e imbuído de um forte espirito de cavalaria. Promoveu festas, torneios e outros jogos de cavalaria, saraus de poesia, sendo-lhe inclusivamente atribuída a autoria de 3 poesias do Cancioneiro Geral de Garcia Resende.

É sobre a relevância cultural da 'corte' de 'Tristão das Damas' e as suas dinâmicas no domínio da cultura, da música, da poesia, da gastronomia e da genealogia, que se debruçará esta XV edição do Colóquio, organizada pela Escola Básica e Secundária de Machico e a Câmara Municipal de Machico no próximo dia 6 de maio, no Fórum de Machico

Para além dos quatro conferencistas regionais: Paulo Perneta (Tristão da Ilha e a ilha de Tristão: a origem dos Teixeiras madeirenses), João Luís Freire (A poesia de Tristão das Damas no Cancioneiro de Garcia Resende), Otávio Freitas (Da cozinha medieval e renascentista à cozinha tradicional e de autor) Emanuel Gaspar (A arquitetura levantada por Tristão das Damas), o evento irá contar com a presença de dois conferencistas provenientes do continente: José Manuel Garcia, (O ambiente cultural na corte de D. Manuel I) e Graça Videira Lopes (Trovadores e culturas no tempo de "Tristão das Damas"), doutorada em Literatura Medieval na Universidade Nova de Lisboa.

José Manuel Garcia doutorou-se em História pela Universidade do Porto. De entre as suas atividades destacam-se as que manteve na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e na Fundação Calouste Gulbenkian, além de ter colaborado com universidades portuguesas e estrangeiras. Pertence à Academia Portuguesa da História e à Academia de Marinha, sendo presentemente investigador no Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa. Autor de vários livros sobre o infante D. Henrique, Cristóvão Colombo, D. João II, D. Manuel, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Afonso de Albuquerque, etc., dos quais destacamos a "História de Portugal para Pessoas com Pressa", "Fernão de Magalhães - Herói, Traidor ou Mito" e "O Terrível - A grande biografia de Afonso de Albuquerque".

Graça Videira Lopes formou-se em Filologia Românica na Universidade Clássica de Lisboa e doutorou-se em Literatura Medieval na Universidade Nova de Lisboa, onde foi professora desde 1982 até à sua reforma. Pelo meio, deu ainda aulas nas universidades de Amherst (Massachusetts, USA), Barcelona e Paris (VIII e Sorbonne). Publicou livros de poesia e ensaio, sendo também coordenadora da edição integral das Cantigas Medievais Galego-Portuguesas. Dirige programas de investigação na área da literatura medieval. Publicou o primeiro romance, A Casa Ocupada, finalista do Prémio LeYa, nas Publicações Dom Quixote em 2022.

O Mercado Quinhentista 2023 vai realizar-se de 2 a 4 de junho na cidade de Machico. Para mais informações, pode aceder à página do Mercado Quinhentista.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas