Com as inscrições já esgotadas e a participação de cerca de 250 pessoas, o XV Colóquio do Mercado Quinhentista está de volta à cidade de Machico no próximo dia 6 de maio e, este ano, o tema será 'Tristão das Damas'.
Tristão Teixeira, também conhecido por 'Tristão das Damas', foi uma homem audaz, cortesão e imbuído de um forte espirito de cavalaria. Promoveu festas, torneios e outros jogos de cavalaria, saraus de poesia, sendo-lhe inclusivamente atribuída a autoria de 3 poesias do Cancioneiro Geral de Garcia Resende.
É sobre a relevância cultural da 'corte' de 'Tristão das Damas' e as suas dinâmicas no domínio da cultura, da música, da poesia, da gastronomia e da genealogia, que se debruçará esta XV edição do Colóquio, organizada pela Escola Básica e Secundária de Machico e a Câmara Municipal de Machico no próximo dia 6 de maio, no Fórum de Machico
Para além dos quatro conferencistas regionais: Paulo Perneta (Tristão da Ilha e a ilha de Tristão: a origem dos Teixeiras madeirenses), João Luís Freire (A poesia de Tristão das Damas no Cancioneiro de Garcia Resende), Otávio Freitas (Da cozinha medieval e renascentista à cozinha tradicional e de autor) Emanuel Gaspar (A arquitetura levantada por Tristão das Damas), o evento irá contar com a presença de dois conferencistas provenientes do continente: José Manuel Garcia, (O ambiente cultural na corte de D. Manuel I) e Graça Videira Lopes (Trovadores e culturas no tempo de "Tristão das Damas"), doutorada em Literatura Medieval na Universidade Nova de Lisboa.
José Manuel Garcia doutorou-se em História pela Universidade do Porto. De entre as suas atividades destacam-se as que manteve na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e na Fundação Calouste Gulbenkian, além de ter colaborado com universidades portuguesas e estrangeiras. Pertence à Academia Portuguesa da História e à Academia de Marinha, sendo presentemente investigador no Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa. Autor de vários livros sobre o infante D. Henrique, Cristóvão Colombo, D. João II, D. Manuel, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Afonso de Albuquerque, etc., dos quais destacamos a "História de Portugal para Pessoas com Pressa", "Fernão de Magalhães - Herói, Traidor ou Mito" e "O Terrível - A grande biografia de Afonso de Albuquerque".
Graça Videira Lopes formou-se em Filologia Românica na Universidade Clássica de Lisboa e doutorou-se em Literatura Medieval na Universidade Nova de Lisboa, onde foi professora desde 1982 até à sua reforma. Pelo meio, deu ainda aulas nas universidades de Amherst (Massachusetts, USA), Barcelona e Paris (VIII e Sorbonne). Publicou livros de poesia e ensaio, sendo também coordenadora da edição integral das Cantigas Medievais Galego-Portuguesas. Dirige programas de investigação na área da literatura medieval. Publicou o primeiro romance, A Casa Ocupada, finalista do Prémio LeYa, nas Publicações Dom Quixote em 2022.
O Mercado Quinhentista 2023 vai realizar-se de 2 a 4 de junho na cidade de Machico. Para mais informações, pode aceder à página do Mercado Quinhentista.
Daniel Faria