Teve lugar na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos um fórum participativo de apresentação e discussão do Plano Diretor de Iluminação do Concelho de Câmara de Lobos, que reuniu stakeholders e entidades que contribuíram para o enriquecimento do plano.
"Sendo o Plano Diretor de Iluminação do Concelho de Câmara de Lobos (PDIC) um documento que irá nortear mudanças estruturais a nível da iluminação, a recolha de contributos dos stakeholders e população em geral é tida como essencial para que o documento reflita, de forma clara, a realidade e necessidades do concelho", refere a autarquia em comunicado.
O PDIC foi elaborado em parceria com a SPEA. É um documento orientado para a aplicação de princípios conceptuais e técnicos, para futuras intervenções ou ampliações de iluminação.
"Mais do que a mera poupança energética, que podem alcançar os 60%, este plano pretende uma redução significativa da poluição luminosa com consequências diretas na qualidade de vida da população e na preservação da biodiversidade, tanto mais sendo a Câmara de Lobos, através do vale da ribeira dos Socorridos, um importante corredor de movimentação de aves marinhas de espécies protegidas que se dirigem para e do interior da ilha, onde nidificam", esclarecem.
Segundo o presidente interino, Leonel Silva "O PDIC é um plano ambicioso que se pretende implementar de forma sustentável ao longo do tempo. O objetivo passa por melhorar a qualidade da iluminação, melhorando a atratividade do Concelho, utilizando esta como elemento de coerência urbana, ao mesmo tempo que se protege a biodiversidade e promove a redução doas custos de manutenção e de consumos em mais de 50%."