O arquipélago da Madeira enfrenta este sábado, um dia marcado por instabilidade atmosférica, segundo o IPMA. O céu estará muito nublado e os aguaceiros, por vezes intensos, poderão trazer granizo e trovoada, sobretudo na vertente norte e nas terras altas da ilha. Nos pontos mais elevados da Madeira, a previsão aponta ainda para queda de neve até ao fim da manhã.
O vento soprará moderado a forte de norte/nordeste, entre 30 e 50 km/h, com rajadas que poderão atingir os 100 km/h. Nas terras altas, o vento ganha força, podendo chegar aos 45 a 60 km/h e rajadas até 130 km/h.
No Funchal, o panorama mantém-se cinzento. O céu deverá permanecer muito nublado e são esperados aguaceiros, também com possibilidade de granizo e trovoada. O vento será moderado, de norte, entre 20 e 35 km/h, com rajadas que podem chegar aos 60 km/h.
O estado do mar será particularmente adverso. Na costa norte, as ondas de noroeste poderão atingir 7 a 8 metros, reduzindo para 5,5 a 6,5 metros a partir do meio da tarde. Na costa sul, as ondas serão de oeste/sudoeste, entre 3 e 4,5 metros, descendo para os 2 metros ao longo do dia; no sector oeste, as ondas de noroeste poderão chegar aos 5 a 6 metros, diminuindo gradualmente a partir do final da manhã. A temperatura da água do mar deverá situar-se entre os 20 e os 21 graus.
Um sábado de prudência, marcado por um inverno que se faz sentir com força no arquipélago.