MADEIRA Meteorologia

Baú de Leitura envolveu milhares de alunos e está agora em exposição no La Vie

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Maio 2023
17:33

Decorreu esta terça-feira, no centro comercial La Vie Funchal, a entrega de prémios dos passatempos regionais ‘Ler, dizer e contar’, ‘Triatlo Literário/Concurso Nacional de Leitura’, ‘Ilustração’, ‘Escrita Criativa’ e ‘Flashes Literários’, realizados no âmbito do projeto Baú de Leitura.

O momento foi também de inauguração da exposição realizada no âmbito desta iniciativa, sendo que os seus melhores trabalhos podem ser vistos no piso 0 daquela superfície comercial até domingo, 28 de maio.

Note-se que o Baú de Leitura é um projeto escolar desenvolvido pela Direção Regional de Educação, que tem como objetivo "promover hábitos de leitura e escrita junto dos alunos de todos os níveis de ensino". A iniciativa conta com a participação de 72 escolas de todos os concelhos da Região e de duas bibliotecas municipais.

Milhares de alunos estiveram envolvidos nestes passatempos. No que concerne àquele que foi dedicado à ilustração, este contou com 2.134 concorrentes, entre os quais foram selecionadas 250 ilustrações. No passatempo de escrita criativa participaram 1.259 concorrentes, tendo sido selecionados 85 textos inéditos, em prosa e em poesia. Por fim, no que diz respeito aos ‘Flashes Literários’, concorreram 410 pessoas e foram submetidas 453 fotografias.

Na entrega de prémios, o secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, agradeceu a colaboração de todas as escolas que aderiram a este projeto e que se empenham diariamente para que os alunos "se sintam motivados para a leitura e para a escrita". Congratulou, igualmente, os alunos envolvidos e os encarregados de educação que não descuram da sensibilização para a criatividade nas suas várias dimensões.

"Não temos muitas reservas de que este projeto do Baú da Leitura dá um contributo muito significativo para a formação, para o desenvolvimento de um conjunto de competências, particularmente daquelas que estão associadas à inovação e à criatividade. É dessa forma que nós construímos também todo o nosso sistema educativo", afirmou o governante.

Catarina Gouveia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas