Pedro Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, esteve, esta tarde, em visita ao recém-concluído alargamento do caminho do Lagar da Giesta, uma obra que se insere na política de obras de proximidade promovidas pela autarquia e que serve o aglomerado populacional existente, no sentido de melhorar o acesso aos terrenos agrícolas, cujo o acesso era antes feito pela vereda existente.
De facto, esta via, resulta do alargamento da vereda que liga o caminho Coronel Manuel França Dória e o caminho do lagar da Giesta com uma extensão total na ordem dos 192 metros, que serve uma vasta zona agrícola, constituída maioritariamente por explorações de banana.
Esta vereda deu lugar a uma faixa de rodagem 3 metros de largura, dotada de toda a infraestrutura de rede de saneamento de águas residuais, drenagem de águas pluviais e de distribuição de água de rega, permitindo o acesso automóvel a habitações e terrenos agrícolas.
A obra incluiu ainda a construção de muros de suporte, e a reformulação da rede de iluminação pública com o recurso a luminárias LED, mais amigas do ambiente. A obra foi integralmente suportada pelo orçamento municipal e representou um investimento na ordem dos 225 mil euros.
A execução da mesma foi possível, segundo Pedro Coelho, porque "esta era uma obra pedida pela população local, que cedeu de forma altruística os terrenos necessários à execução da mesma".
O alargamento do Caminho do Lagar da Giesta segue a política de investimento municipal em obras de proximidade, que o atual executivo segue desde o início do primeiro mandato, no sentido da melhoria das acessibilidades a habitações e terrenos agrícolas.
"Esta é mais uma pequena obra em termos de valor investido, mas que representa uma grande melhoria na qualidade de vida da população da zona, não só a nível de acesso automóvel, mas também a nível da valorização do seu património. A promoção do investimento municipal é feita de e forma programada e criteriosa tendo em conta o efeito potenciador de crescimento e novas oportunidades, tão importantes nestes tempos de incerteza económica", rematou o autarca.
Redação