MADEIRA Meteorologia

Vacinação pioneira contra vírus respiratório arrancou hoje e prevê-se menos bronquiolites

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Novembro 2023
18:55

A Região adquiriu 2.400 vacinas, a serem aplicadas em dose única. Evitar as bronquiolites é um dos objetivos.

Um bebé recém-nascido recebeu hoje, no Hospital Dr. Nélio Mendonça (4.º piso), a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório, num momento que o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, marcou presença, marcando o início da vacinação.

"O objetivo desta vacinação é continuar a proteger as nossas crianças, principalmente aquelas que acabaram de nascer, perante uma patologia, que é responsável por um grande número de internamentos", vincou o governante, explicando que a Região - que é pioneira no país ao avançar com esta vacinação -, pretende evitar as bronquiolites.

"Alguns países já tomaram esta medida e a Madeira é a primeira região do país que inicia esta vacinação. Para nós, Região Autónoma da Madeira, Serviço Regional de Saúde, é mais um passo em frente na saúde pública da Região", averbou Pedro Ramos, observando que a medida vai ao encontro do Plano Regional de Saúde 20-30, marcando passo também na prevenção.

O Vírus Sincicial Respiratório, argumentou o secretário da Saúde, é uma das principais causas das idas às urgências pediátricas e, com esta medida, é também esperado que a afluência por este motivo diminua, assim como os internamentos.

Todas as crianças, nascidas a partir de dia 1 de novembro, serão vacinadas, sendo ainda contemplados os nascimentos na data posterior a 1 de abril, conforme recomenda a Agência Europeia do Medicamento, abarcando um recuo de oito meses.

Os bebés nascidos depois da data de 1 de novembro levam a vacina diretamente no Hospital Dr. Nélio Mendonça, sendo que as crianças nascidas até então, contando de 1 de abril, deverão ser vacinadas nos centros de saúde.

A Região adquiriu 2.400 vacinas, a serem aplicadas em dose única, recorde-se.

Importante numa perspetiva de prevenção

Filipe Catarino, o pai do bebé Henrique, o primeiro a receber esta vacina na Madeira, disse aos jornalistas esperar que os pais adiram. "Sou muito apologista de que é melhor prevenir do que curarmos", disse.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas