MADEIRA Meteorologia

Universitários Madeirenses têm encontro marcado em setembro

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
11 Julho 2022
10:13

Criada em 2021, a Associação de Jovens Madeirenses Conectados está a organizar o primeiro Encontro de Universitários Madeirenses (EUMA), a ter lugar nos dias 2 e 3 de setembro, no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira e no Centro de Juventude do Funchal.

A ideia de organizar este evento, sob o tema ‘Vais ficar parado a olhar?’, surgiu com o nascimento da própria associação, como explicou a vice-presidente da AJMC e coordenadora geral do Encontro. "Sentimos que haveria aqui uma oportunidade de reunir vários pontos de interesse para estes jovens e, a partir daí, começamos a trabalhar neste evento", afirmou Cláudia Maciel.

O objetivo é abordar diversos temas de interesse para a juventude madeirense, em particular, para os jovens universitários ao logo do seu percurso, que se debatem com problemas comuns como a saúde mental, o ingresso num mercado laboral cada vez mais global, para além de trazer à discussão assuntos pertinentes de diferentes setores. Estarão presentes neste primeiro encontro diversos oradores, especialistas em áreas como saúde mental, ambiente, transição digital, economia azul, finanças, bem como representantes de entidades públicas ligadas à Educação e Juventude. A Secretaria Regional da tutela apoia este evento, cuja sessão de abertura contará com a presença de Jorge Carvalho.

De acordo com Cláudia Maciel, o EUMA será também uma forma de dar voz aos jovens nas mais diferentes matérias. O objetivo deste primeiro encontro passa por chegar a 100 a 150 participantes, estudantes universitários das mais diversas áreas do conhecimento, a frequentar estabelecimentos de ensino superior na região, país e internacionais.

Como sublinhou a jovem, recém-licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o EUMA é uma das iniciativas que a AJMC pretende realizar, no sentido deste organismo juvenil se afirmar na organização de "grandes eventos formativos".

No caso concreto do EUMA neste seu primeiro ano, há a consciencialização de que "estamos perante a geração mais qualificada de sempre, mas também de uma geração movida pelo inconformismo e pela vontade de fazer a diferença". E, sendo os contextos que envolvem a juventude e os estudantes diversos - desde o percurso académico ao profissional, a vertente social e cultural, o ambiente e o desporto, a política e a educação não formal - a questão que se coloca é que "estarão os jovens preparados para pautar pela diferença?" As respostas deverão sair do encontro a ter lugar no início de setembro, que contará com o JM como parceiro.

As inscrições para este evento já estão abertas, como pode ler na edição impressa do seu Jornal.

O link para participar no encontro é https://linktr.ee/ajmadeirenses.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas