MADEIRA Meteorologia

Unidade de apoio à demência quer suprimir falhas na resposta em Santana

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Junho 2023
10:37

Nélio Gouveia, presidente da Associação Santana Cidade Solidária, avançou, hoje, mais alguns pormenores acerca da futura unidade de apoio a demências, que deverá ser criada no Concelho de Santana.

De acordo com o responsável, esta é uma resposta à realidade que se afirma na Região, dando o exemplo do seu lar de idosos e do centro de dia, nos quais quase 50% dos utentes já sofrem desta condição.

"Temos também na sociedade muitos casos de demência, que se tem vindo a agravar nos nossos idosos. Daí acharmos que uma resposta para esta falha que existe em Santana passará pela criação de uma unidade de apoio a demência", disse, ressaltando que este projeto contará com a parceria do Governo Regional e o Instituto de Segurança Social da Madeira.

Segundo o presidente desta instituição, neste momento os esforços concentram-se na resolução das questões burocráticas para que esta unidade possa avançar.

Mais informou que este projeto, de uma forma inicial, está a ser pensado para dar apoio a 20 utentes, mas garantiu que há ainda a intenção de descentralizar o centro de dia para o centro da cidade de Santana, para que assim possa chegar a mais pessoas, permitindo-lhes também tratar dos seus afazeres rotineiros.

A antiga escola das Irmãs é o local em vista para tal centro e unidade de apoio à demência, estando a Associação Santana Cidade Solidária em conversações com a paróquia.

"É um espaço amplo, novo e que apenas precisa de algumas obras interiores para adaptação e julgo que será uma mais valia para o centro da cidade, porque criará mais postos de trabalho e dará movimento ao centro de Santana", denotou Nélio Gouveia, que, no entanto, recusou avançar uma data para o abrir de portas destas valências, uma vez que ainda decorrem as negociações e os estudos de orçamento.

Ainda assim, espera que no próximo esta ideia já se tenha concretizado.

Edna Baptista/Flávio Matta

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas