MADEIRA Meteorologia

“Temos muito medo do desmantelamento da RTP Madeira”

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
14 Julho 2025
11:03

Na continuação da audição à responsável pela comissão dos trabalhadores da RTP, em sede de comissão especializada de Educação, Desporto e Cultura, Sancha Campanella, do PS, questionou sobre se os trabalhadores temem que a perda de autonomia represente que a RTP caminhe para uma estrutura minimalista do canal. Gracinda Silva admitiu que sim. Receia que o canal venha a ter apenas as antenas para programas exteriores, esvaziando a produção regional e o serviço público, com a apresentação de programas que dizem respeito aos madeirenses.

“Neste momento, não temos programa de educação ambiental” e “precisamos de muito mais para aproximar os jovens”, disse Gracinda Silva, com a ressalva de ter apontado os programas ‘Madeira profunda ‘ e o ‘Será que sabes?’.

Nas respostas aos deputados, a porta voz dos trabalhadores admitiu que “sim, temos muito medo do desmantelamento da RTP Madeira”.

Instada ainda sobre se a direção tomou a decisão devido a saída de dois profissionais da emissão da RTP Madeira e se será provisória ou definitiva, a representante dos trabalhadores disse que os responsáveis informaram que este era “um dado resolvido e decidido”. Entende que havia solução para as duas vagas deixadas na emissão.

Já Manuela Gonçalves, do Chega, questionou sobre o impacto que a centralização da gestão da emissão em Lisboa coloca e se há risco de o canal madeirense fechar.

Gracinda Silva entende que o verdadeiro impacto e está que na justificação dada pela direção. Ou seja, “Se foi porque saíram duas pessoas, podem sair mais 10 de posições fulcrais. Vamos fechar esses serviços?”

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas