A grande exposição ao ar livre, que, esta tarde, abriu na Avenida Arriaga, no Funchal, é o cartão de visita da 14.ª edição da Semana Regional das Artes 2025, que vai decorrer até ao próximo dia 13.
À expressão plástica, juntam-se a música, o teatro e a dança, neste dias que têm como protagonistas alunos de todos os níveis de ensino da Região, do pré-escolar ao secundário.
As atividades decorrem em diferentes palcos e desenvolvem-se em múltiplos formatos – concursos, concertos, espetáculos e exposições.
O objetivo é que os alunos se expressem, criem, recriem e partilhem o seu talento com o público, dinâmicas que, segundo a Secretaria Regional da Educação “têm desempenhado um papel fundamental na valorização das artes no percurso educativo e na promoção da vivência cultural na Região”.
O Largo da Restauração, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, o MadeiraShopping e o Museu Casa da Luz são espaços que vão acolher algumas das atividades programadas, para além da Avenida Arriaga e do Auditório do Jardim Municipal, que hoje acolheram a abertura.
Jorge Carvalho, secretário regional com o pelouro da Educação, esteve nos dois momentos inaugurais, conforme previsto, saudando todos os alunos e escolas envolvidos.
”Esta Semana celebra a criatividade, a dedicação, a alegria, o empenho e o talento dos nossos alunos, bem visível no espetáculo que hoje proporcionaram. Isso só é possível porque há um conjunto de profissionais, os professores, que emprestam diariamente a sua competência e dedicação para que tenhamos o privilégio de assistir a um espetáculo destaa qualidade”, declarou o governante, pedindo um aplauso para todos.
Referindo-se aos temas subjacentes, Jorge Carvalho defendeu a importância da estética, na humanização das escolas, com vista à construção de “um futuro muito capaz e competente”.