O Orçamento e Plano de Atividades da Freguesia da Ribeira Brava para 2026 foi aprovado na passada assembleia de freguesia ordinária da Ribeira Brava, ontem, com os votos a favor dos membros do Movimento RB1 e Chega.
A proposta de orçamento do Executivo da Ribeira Brava, que prevê uma receita de cerca de 340 mil euros para o ano de 2026, para além dos encargos com os recursos humanos, com um investimento de cerca de 95 mil euros nesta área, é destinada às pequenas obras de proximidade (cerca de 115 mil euros), apoios sociais e para escolas cerca de 50 mil euros, sendo o restante distribuído pela preservação das tradições locais e despesas correntes.
Este orçamento reuniu aprovação na assembleia de freguesia da Ribeira Brava, com votos de dois dos partidos representados, no entanto contando ainda com os votos contra dos membros da coligação PSD/CDS – Pela Ribeira Brava.
Também a tabela de taxa e licenças para 2026 foi aprovada com os mesmos votos a favor e contra que o orçamento.
Para João Pedro Correia, Presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Brava, “este é um orçamento prudente, responsável e exequível, que valoriza os trabalhadores, apoia as famílias e associações, com muito investimento também nas obras de proximidade, de forma a dar dignidade às pessoas que todos os dias usam pequenos acessos para regressarem às suas casas”.
O governante salientou ainda que “apesar do orçamento ter aumentado nos últimos anos, continua a ser escasso para uma freguesia com a dimensão da Ribeira Brava, sendo imperativo equilibrar da melhor maneira possível todos os investimentos com consciência e responsabilidade. Acredito que este orçamento reflete os valores do Movimento da Ribeira Brava e a vontade de melhorar as condições de vida dos nossos fregueses”