Bombeiros, PSP e a Proteção Civil Municipal de Santa Cruz acertaram, ontem, numa reunião, a agenda de simulacros para o presente ano letivo e um programa de capacitação e instrução para docentes e não docentes, nas áreas da utilização de extintores e do suporte básico de vida.
De acordo com um comunicado alusivo a este encontro de trabalho, no total, estão previstas oito ações de formação, com vertente teórica e prática, que irão reforçar as competências de resposta de toda a comunidade escolar em situações de emergência.
Paralelamente, serão realizados cerca de oito simulacros de incêndio, com evacuação total dos estabelecimentos e a ativação dos respetivos planos de segurança, assegurando a participação operacional da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz.
Élia Ascensão, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, citada no comunicado, defende que “a segurança da comunidade escolar é uma prioridade absoluta” e que “estas iniciativas permitem preparar professores, funcionários e alunos para reagirem de forma eficaz em cenários de risco, criando escolas mais seguras e resilientes”.