MADEIRA Meteorologia

Secretaria da Saúde formaliza apoio a projeto de promoção da saúde mental e prevenção do suicídio

Data de publicação
02 Julho 2025
17:11

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), formalizou esta quarta-feira um contrato-programa com o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família. Este apoio financeiro destina-se à concretização do ‘Programa Mais Contigo’, um projeto de intervenção e investigação longitudinal multinível, focado na promoção da saúde mental e prevenção do suicídio.

A secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas, presente na ocasião, elogiou a apresentação do projeto e sublinhou o empenho do Governo Regional na área da Saúde Mental, com políticas que, embora não apresentem resultados imediatos, terão um impacto significativo nas gerações futuras, adiantou a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, em comunicado enviado às redações. A mesma nota sublinha que, ao abordar a influência das redes sociais e o contraste com o mundo real, a governante expressou confiança no sucesso presente e futuro do programa, desafiando à apresentação de mais projetos desta natureza para fortalecer a Saúde Mental na Região.

André Barreto, enfermeiro supervisor do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família e principal dinamizador do projeto na Região, apresentou um enquadramento do programa e os resultados alcançados desde o início na região, em 2021.

Por sua vez, Rui Freitas, diretor-gerente das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, agradeceu o apoio, destacando que permitirá “não só dar continuidade ao programa, mas também fortalecê-lo e expandi-lo, garantindo que mais jovens possam beneficiar deste suporte essencial”. Rui Freitas valorizou ainda a dedicação e o empenho dos profissionais envolvidos, que têm “feito a diferença na vida de muitos jovens”.

O contrato-programa prevê um apoio financeiro máximo de dez mil euros para o corrente ano. O ‘Programa Mais Contigo’ tem como objetivos principais a promoção da Saúde Mental e bem-estar em jovens do 3º ciclo e secundário e as pessoas de maior proximidade (pais, professores e assistentes operacionais), a prevenção de comportamentos suicidários, o combate ao estigma em Saúde Mental e a criação de uma rede de atendimento de Saúde Mental. Os objetivos específicos incluem a promoção de competências sociais, do autoconceito, da capacidade de resolução de problemas, do desenvolvimento da assertividade na comunicação, da expressão e gestão de emoções, a deteção precoce de situações de distúrbio mental e o fortalecimento das redes de apoio nos serviços de Saúde.

Refira-se que o ‘Programa Mais Contigo’ é um projeto de Prevenção do Suicídio e Intervenção pós Suicídio, nascido em 2009 na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas