MADEIRA Meteorologia

Desafios globais da educação em debate na Universidade da Madeira

Data de publicação
19 Dezembro 2025
10:26

Os desafios globais que atualmente estão presentes nos sistemas educativos dão o mote para a conferência promovida pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), que está a decorrer durante esta manhã, no Auditório do Edifício da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.

A conferência cujo título é ‘Alguns desafios globais dos sistemas educativos’, é proferida pelo Professor João Costa, Diretor da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, com a moderação da Professora Doutora Liliana Rodrigues, responsável pela linha de investigação em Estudos Curriculares do CIE-UMa.

A iniciativa do CIE-UMa pretende aprofundar a reflexão sobre as políticas curriculares e o seu impacto nas comunidades educativas. De acordo com Liliana Rodrigues, esta sessão procura analisar “as políticas curriculares e o impacto que elas têm nas comunidades e, particularmente, perceber em termos de governação quais são os segmentos de futuro para as políticas curriculares”.

A professora sublinha ainda que estas opções políticas têm consequências diretas no quotidiano educativo, uma vez que “estamos a falar de uma dimensão de poder que, de alguma maneira, tem influência na construção de identidades, inclusive profissionais”, afirmou.

Nesse sentido, o debate pretende também “perceber quais são as tendências de futuro e, acima de tudo, perceber de que maneira a escola, e a educação não formal, podem garantir uma educação mais inclusiva a todos os cidadãos”, disse.

A conferência aborda as transformações contemporâneas que influenciam a definição e implementação das políticas educativas, num contexto marcado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

João Costa, o orador convidado procura evidenciar de que modo as políticas educativas são influenciadas por pressões globais e interesses sociais, económicos e culturais que moldam o currículo e os perfis de competências valorizados.

O orador, destaca que esta reflexão se enquadra também num esforço mais amplo de forma a compreender os rumos da governação curricular. “O que vamos tratar são as políticas curriculares e o impacto que elas têm nas comunidades”, afirmou, acrescentando que é essencial perceber “de que maneira a escola, mas também a educação não formal, se podem garantir de forma mais inclusiva a todos os cidadãos”.

A conferência dará ainda especial ênfase à educação inclusiva e à diversidade, articulando-se com debates sobre equidade, cultura e justiça social. Este enquadramento permitirá discutir como as políticas públicas educativas podem responder às desigualdades existentes ou, em alguns casos, contribuir para a sua reprodução, abrindo espaço à reflexão no âmbito das Teorias Críticas e Pós-Críticas do Currículo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas