Foi apresentada, esta semana, a equipa de trabalho da empresa COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, que irá proceder aos trabalhos de atualização do Plano Municipal de Emergência de Santa Cruz.
A revisão do Plano Municipal de Emergência traduz um investimento de cerca de 25 mil euros, de forma a que o município esteja preparado para enfrentar emergências e melhorar a resposta a eventuais incidentes.
Este plano trata-se de uma ferramenta para a gestão de crises e eventos de grande magnitude, como desastres naturais, incêndios, inundações ou outras situações de risco, tendo uma atualização periódica "para garantir que esteja de acordo com os novos desafios e necessidades da cidade", conforme se pode ler em comunicado enviado à imprensa.
"A participação ativa dos comissários municipais de proteção civil, oriundos das diferentes entidades, como bombeiros, polícia, serviços de saúde e outros, é fundamental para garantir uma visão abrangente e integrada na elaboração do plano", lê-se. Deste modo, a colaboração entre estas entidades torna-se "crucial para uma resposta eficiente e coordenada em emergências".
Esta atualização do plano permite, também, sensibilizar e informar a população sobre medidas de autoproteção e segurança, bem como sobre os recursos disponíveis em caso de emergência. "A educação e consciencialização da comunidade são elementos-chave para uma resposta efetiva em situações de crise", revela a Comissão Municipal de Proteção Civil.
"Através do trabalho conjunto das entidades e da atualização regular do plano, Santa Cruz estará melhor preparada para enfrentar e superar situações de emergência, garantindo a segurança e a tranquilidade de todos os seus habitantes", concluem, garantido que as suas prioridades são a segurança e o bem-estar da população.
Mónica Rodrigues