Élia Ascensão, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, nomeou hoje Renato Baptista como coordenador municipal de Proteção Civil.
Em comunicado, a autarca lembra que a Proteção Civil Municipal “tem sido uma das prioridades do executivo JPP”, serviço que criou em 2015.
Paulo Renato Baptista é detentor de uma Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil pela Universidade Lusófona do Porto, contando ainda com formação especializada e contínua em Proteção Civil, com mais de uma década de certificações emitidas por entidades de referência, incluindo Escola Nacional de Bombeiros; Serviço Regional de Proteção Civil; Universidade Lusófona; AMRAM; Cruz Vermelha Portuguesa; SESARAM.
Tem formação em planeamento de emergência, análise de risco e vulnerabilidades; logística em operações de socorro; comunicação de emergência; liderança e gestão de equipas; riscos naturais, tecnológicos e incêndio florestal; stress e trauma em operações; suporte básico de vida e resposta a incidentes maiores.
Da sua experiência profissional mais relevante, desempenhou funções de encarregado operacional no Serviço Municipal de Proteção Civil desde 2015, com atribuições nas seguintes áreas: planeamento e prevenção: Colaboração na elaboração, atualização e implementação do Plano Municipal de Emergência; mapeamento de riscos; apoio a planos específicos de proteção civil. Sensibilização e Formação: promoção de ações de sensibilização junto da população e instituições; apoio a simulacros, workshops e campanhas informativas. Monitorização e Alerta: acompanhamento de condições meteorológicas e naturais; operação de sistemas de aviso; realização de rondas e inspeções técnicas. Coordenação Operacional: Apoio ao Posto de Comando Municipal; articulação com agentes de proteção civil; acompanhamento de medidas de proteção e socorro. Apoio à Decisão: Elaboração de relatórios técnicos, pareceres, mapas de risco e reporte de ocorrências ao Presidente da Câmara ou ao Coordenador Municipal; Gestão Administrativa: Registo e tratamento de informação operacional; apoio a candidaturas a fundos; gestão de equipamentos e materiais afetos ao SMPC.
É também Voluntário na Cruz Vermelha Portuguesa – Madeira desde 2010, distinguido com a Medalha de Antiguidade – 5 anos (CVP Madeira, 2016) e a Medalha de Reconhecimento – 10 anos (CVP Madeira, 2021).