O Partido Reagir Incluir Reciclar (RIR) assinalou hoje que, “um dos problemas sentidos” pela candidatura durante o primeiro dia de campanha eleitoral, no Monte, “é o lixo acumulado em vários pontos da freguesia”, uma situação que “compromete a qualidade de vida da população e mancha a imagem” desta localidade.
“Os contentores encontram-se frequentemente sobrelotados, com resíduos espalhados pelo chão, colchões e móveis abandonados e um mau cheiro constante que prejudica não só os moradores, mas também quem visita o Monte”, lamenta o partido em comunicado, observando que “esta realidade é reflexo de uma má gestão ambiental, que coloca em risco a saúde pública e transmite uma imagem de abandono da freguesia”.
Tendo em conta estes cenários, o RIR defende um “reforço das equipas de limpeza e recolha, garantindo eficiência e regularidade”, bem como o “aumento da frequência da recolha do lixo, sobretudo nas zonas de maior acumulação”.
A nota, assinada por Liana Reis, coordenadora Regional do RIR, entende que deve existir um “programa de lavagem periódica dos contentores coletivos de recolha de lixo”, além da “criação de pontos próprios para recolha de monos (colchões, móveis e outros objetos de grande porte), bem como uma “fiscalização ativa contra o despejo ilegal de resíduos”.
“O RIR assume este compromisso e irá continuar a lutar por soluções reais e eficazes para a nossa freguesia”, assegura a candidata.