A Câmara Municipal da Ribeira Brava vai apoiar as Juntas de Freguesia do concelho, no valor global de 275 mil euros. Deliberação esta que foi hoje aprovada em reunião de executivo.
Serão, deste modo, distribuídos 125 mil euros com o objetivo de “fazer face às necessidades mais prementes” de cada uma das localidades.
A par deste incentivo, as quatro Juntas de Freguesia do concelho terão acesso a um benefício financeiro de 150 mil euros, o qual se destina a acordos de execução de obras e investimentos a serem executados ao longo deste ano.
Considerando as Juntas o poder local “mais próximo das pessoas e a primeira linha de contacto com os cidadãos, onde chegam os primeiros pedidos de ajuda em termos de acessibilidades, agricultura ou habitações”, Jorge Santos, presidente da autarquia, justifica que “é necessário reforçar o seu financiamento que possibilite aos seus presidentes ajudar e apoiar”.
Mais considera o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava que o apoio vai muito além da transferência de verbas. É, para si, “dar os meios necessários para que quem está no terreno possa agir com rapidez”.
“Queremos que cada localidade sinta que o progresso do concelho não acontece apenas no centro, mas sim em cada recanto da nossa terra e ao investirmos nas Juntas estamos a investir diretamente na qualidade de vida dos ribeira-bravenses, estamos a garantir que, independentemente de onde vivam, todos tenham acesso a uma resposta pública digna, rápida e humana”, congratula-se o edil.
É, ainda, de referir que foi esta quinta-feira aprovado um apoio a dois casais jovens, através da isenção de Taxas Urbanísticas para a construção e do IMT para a aquisição de uma habitação, medida que pretende incentivar a fixação de jovens no concelho.