MADEIRA Meteorologia

Alemanha volta a adiar decisão sobre futuro do programa europeu de avião de caça

Data de publicação
29 Janeiro 2026
16:56

A decisão sobre a continuidade do programa europeu de aviões de combate SCAF voltou a ser adiada devido a divergências entre os fabricantes, afirmou hoje o chanceler alemão, Friedrich Merz.

“Estamos em intenso diálogo com a França e acredito que chegaremos a uma decisão conjunta nas próximas semanas”, disse Merz numa conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra da Lituânia, Inga Ruginienė, em Berlim.

O acordo sobre este projeto de cooperação militar franco-alemã, lançado em 2017 e ao qual a Espanha aderiu em 2019, estava inicialmente previsto para antes do final de 2025, mas permanece bloqueado por desacordos industriais.

A fabricante francesa Dassault Aviation, principal contratante do programa, exige maior autonomia na produção, posição que tem gerado fricções com Berlim e Madrid.

“Há projetos que diferem dos nossos”, afirmou o chefe de Governo alemão, acrescentando que as partes procuram uma solução e que “haverá, em todo o caso, sistemas em comum”.

O objetivo do SCAF é substituir os caças Rafale franceses e Eurofighter alemães e espanhóis até 2040, num contexto de reforço militar europeu face às crescentes tensões com a Rússia.

O semanário alemão Stern noticiou hoje, citando fontes governamentais, que o chanceler alemão informou os seus ministros em meados de janeiro de que o projeto, avaliado em cerca de 100 mil milhões de euros, poderia ser abandonado.

Contactado, o Governo alemão afirmou que “nenhuma decisão sobre o futuro do projeto SCAF foi ainda tomada”.

Segundo o Stern, Berlim espera um esclarecimento de Paris até ao final de fevereiro, enquanto meios de comunicação alemães admitem uma eventual reorientação da Alemanha para o projeto concorrente GCAP, apoiado pelo Reino Unido, Itália e Japão.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas