MADEIRA Meteorologia

PSD e CDS querem Estado a garantir meios aéreos de combate a incêndios na Madeira

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
24 Setembro 2024
10:44

Já no período da ordem de trabalhos no parlamento madeirense, PSD e CDS apresentam duas propostas. Os social-democratas, em forma de projeto de proposta de lei à Assembleia da República, pedem “Pela responsabilização do Estado na alocação de meios aéreos de combate a incêndios rurais e de busca e salvamento terrestre, durante todo o ano, na Região Autónoma da Madeira”, e o CDS “Recomenda à República colocação de mais meios Aéreos para a Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira”.

Na apresentação da proposta social-democrata, Cláudia Perestrelo recordou os vários incêndios ocorridos na região, defendendo a dotação de meios aéreos e apoio financeiro, defendendo que o Estado devia assumir mais responsabilidades com a região, que faz parte do território nacional.

Assim, a proposta quer que “o Estado, em cooperação com os órgãos de governo próprio da Região, é responsável pela operacionalização e encargos financeiros, decorrentes da alocação e utilização de meios aéreos na RAM”.

Pela bancada do PS, Sancha Campanella lembrou que a proteção civil na Madeira está regionalizada, recomendando que no documento a enviar ao parlamento nacional, estejam definidos quais os encargos e responsabilidades da RAM e do Estado português.

Mónica Freitas comentou, por seu turno, que o PAN “quer perceber quais as dificuldades e entraves entre o governo regional e da República sobre a dotação de mais meios aéreos na Região”.

Já Miguel Castro, que adiantou que as propostas do PSD do CDS vão merecer o apoio do Chega, quis saber se existe alguma garantia do governo de Luís Montenegro sobre dotar a Região de mais meios aéreos para o combate de incêndios, tal como tinha afirmado antes Vitor Freitas do PS, que também já tinha antecipado que o partido vai viabilizar os projetos em discussão.

Cláudia Perestrelo lembrou a disponibilidade para dialogar e negociar da ministra da Administração Interna com a região, considerando ainda que o Estado está em falta com a Madeira.

De referir ainda que Sara Madalena, do CDS, fez uma apresentação mais sintética da proposta da sua bancada sobre o mesmo assunto, mas destacou o papel determinante dos canadair no combate aos incêndios. “A Madeira precisa de mais meios aéreos. Isso é ponto assente” e deve ser o Estado a assumir os encargos para esse fim. A deputada centrista partilhou da opinião anteriormente expressa por Cláudia Perestrelo de que esta é uma questão supra-partidária que deve merecer a concordância dos partidos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas