MADEIRA Meteorologia

Brasil quer consolidar-se como maior potência industrial militar da América Latina

Data de publicação
01 Abril 2025
22:13

O Governo brasileiro afirmou hoje que se quer consolidar como a maior potência da indústria militar da América Latina, durante a LAAD Defence & Security 2025, que acontece na cidade brasileira do Rio de Janeiro.

“Este evento (...) abre grandes possibilidades para a indústria de defesa do Brasil e para a consolidação da nossa posição como potência no setor”, disse o ministro da Defesa brasileiro, José Múcio, perante cerca de 200 delegações, entre as quais a portuguesa, que integrou o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, João Cartaxo Alves, e o secretário de Estado Adjunto e da Defesa, Álvaro Castelo Branco.

José Múcio explicou que os fabricantes brasileiros de equipamentos militares e de segurança exportaram no ano passado, para 140 países, 1,65 mil milhões de euros, um valor 22% superior ao de 2023, e foram responsáveis por 3,58% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O Governo brasileiro lançou este ano um novo programa de incentivos à indústria de defesa que prevê investimentos de 18,39 mil milhões de euros, dos quais 70,1% são provenientes de fundos públicos.

A feira conta com cerca de 400 expositores de 28 países e apresenta uma vasta gama de aviões, helicópteros, veículos blindados, submarinos, armamento, munições, sistemas de interceção e captação de imagem, equipamentos de controlo de acessos e segurança pessoal.

Entre os expositores encontram-se empresas como a Embraer, Helibras, Airbus, AEQ, Iveco, Edge, Taurus, Condor, AEL, SAAB, Imbel, Aeromot, Aselsan, Lockheed Martin, Norinco, BAE System, Beretta e Leonardo.

A fabricante brasileira Embraer anunciou hoje, no evento, mais um negócio, com a Suécia a comprometer-se oficialmente a adquirir quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium.

O anúncio foi feito por Peter Sandwall, Secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia, e por Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Além da Suécia, o KC-390 já é utilizado como avião militar de transporte por Portugal (que comprou e já opera duas aeronaves militares desse modelo dentro de um contrato para aquisição de cinco aeronaves). A aeronave multimissão também foi adquirida por outros países europeus como a Holanda, Áustria, Hungria e República Checa.

A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 lugares e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.

A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Em Portugal, a Embraer mantém-se acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, com 65% do capital, em Alverca.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas