MADEIRA Meteorologia

Washington diz que Trump está ainda a “aperfeiçoar” pacote de tarifas

Data de publicação
01 Abril 2025
20:02

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, está ainda a “aperfeiçoar” o pacote de tarifas que irá revelar na quarta-feira, informou hoje a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

“Estive com ele (Donald Trump) na Sala Oval há pouco e ele vai anunciar essa decisão amanhã [quarta-feira], não quero antecipar-me ao Presidente”, explicou a porta-voz numa conferência de imprensa, quando questionada sobre a possibilidade de Washington optar por direitos aduaneiros generalizados de 20% para praticamente todas as importações que entram nos EUA.

Leavitt detalhou, a respeito do plano de tarifas que será apresentado quarta-feira, que “(o Presidente) está com a sua equipa de comércio e tarifas neste momento, aperfeiçoando-o para garantir que é um acordo perfeito para o povo americano e os trabalhadores americanos”.

Trump apelidou de “Dia da Libertação” o dia 02 de abril, data em que tenciona anunciar o seu plano de taxas comerciais mais ambicioso até à data, com Leavitt a afirmar hoje que esse dia marcará o “fim do roubo à América”, vincando que as tarifas serão aplicadas “imediatamente”.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, vai anunciar as suas tarifas globais na quarta-feira às 16:00 em Washington (20:00 em Portugal), após o fecho das negociações em Wall Street, anunciou também hoje a Casa Branca.

O evento, apelidado de “Make America Wealthy Again” (“Tornar a América novamente rica”), terá lugar no Jardim das Rosas da Casa Branca e, segundo o anúncio da presidência norte-americana, Trump fará declarações na ocasião.

Em declarações aos jornalistas a partir da Sala Oval, o Presidente republicano disse que vai ser “muito recíproco, relativamente falando” com estas imposições contra alguns dos principais parceiros comerciais dos EUA.

“A palavra ‘recíproco’ é muito importante (...). Nós pagamos-lhes o que eles nos fazem”, acrescentou Trump, que se recusou a dar mais pormenores sobre o montante das tarifas ou sobre a sua repartição por países e setores.

O secretário do Comércio, Howard Lutnick, deverá apresentar a Trump, ainda hoje, um relatório que detalha as barreiras comerciais e fiscais - como o IVA europeu - que outros países impõem aos produtos americanos.

Este documento deverá ser fundamental para uma decisão final ainda incerta de Trump, que garantiu não estar preocupado com o facto de esta política aproximar alguns dos seus aliados da China.

Na quinta-feira, está prevista a entrada em vigor de tarifas de 25% sobre todos os automóveis importados para os EUA. No entanto, Trump decidiu que as peças de automóveis fabricadas nos vizinhos México e Canadá ficarão temporariamente isentas da tarifa de 25%.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas