À margem da visita à Feira Agropecuário do Porto Moniz, Sérgio Gonçalves assegurou que, se o PS chegar ao Governo Regional, "existirão apoios aos criadores de gado, de modo a manter e desenvolver a atividade pecuária na Região, que tem vindo a decrescer nos últimos anos".
O presidente do Partido Socialista na Madeira afirmou que "entre 2009 e 2019, o número de cabeças de gado reduziu para metade", o que a seu ver traduz o facto de "não haver políticas de incentivo a esta atividade por parte do Governo Regional".
O líder socialista considerou importante serem criados incentivos à criação de gado e defendeu o regresso do gado às serras de forma ordenada. Medidas essas que "contribuiriam para a soberania alimentar, assim como para um ordenamento e maior rendimento do território".
"Com o PS, existirão esses apoios, existirão esses incentivos, teremos uma estação zootécnica que servirá para reproduzir exemplares, que possam ser fornecidos aos criadores de gado, para que esta atividade se possa desenvolver", prometeu.
Em altura de verão, Sérgio Gonçalves alertou, ainda, para o risco elevado de incêndios, considerando que "não é apenas com faixas corta-fogo que se vai resolver essa situação".
"O regresso do gado ordenado às serras, de forma controlada, permitiria também um combate às infestantes, reduzindo a matéria combustível, protegendo o meio ambiente e as populações desse risco elevado de incêndios que temos na Região", concluiu o dirigente socialista.
Lígia Neves